26 de agosto de 2013

Games antigos ou games novos? A eterna discussão.

4 comentários :
Se tem uma coisa que eu vejo muito na internet  são pessoas defendendo seus pontos de vista sobre gostar mais de consoles clássicos (Mega Drive, Snes) ou gostar mais dos novos (vamos colocar como sendo de PS2, Game Cube, PS3, Xbox, X360, Wii).

É inegável que aquela época de Sonic, Mario, entre outros, foi uma coisa muito boa, todos curtindo uma das melhores eras dos video-games, coisa e tal. É óbvio que todos esses games além de serem muito divertidos fizeram parte da infância de muitos e eu acredito que é esse o significado que enfatizam quando querem defender suas opiniões ao falar dos games clássicos.

Não querendo tirar o crédito deles, claro, eles também fizeram parte da minha infância, são divertidos, bem feitos e tem aquele aspecto nostálgico que nos leva a jogar eles nos emuladores até hoje.


PORÉM, vocês acreditam mesmo que os games de hoje em dia são realmente inferiores aos antigos? Se formos ver, eles evoluíram não só graficamente, como em estilo e em roteiro. Vai me dizer que Metal Gear Solid, que tem uma história tão bela e complexa, é pior que um "salve a princesa", por exemplo, só porque Mario é um game clássico?


Hoje em dia, os games se expandiram de uma forma grandiosa e como consequência disso, o roteiro e o realismo empregado neles devem ser bem maiores, pois cada vez mais pessoas de várias idades dedicam seu tempo para jogar.

O que estou querendo dizer é que os games de hoje, e nisso podemos citar exemplos como God of War, Metal Gear Solid, a série Batman Arkham, Resident Evil, GTA e muitas outras, são games menos superiores ou divertidos que os antigos só por serem novos? 


Eu confesso que me diverti muito mais um God of War do que com um Hack n' Slash das antigas (esse conceito de Hack n' Slash está meio errado hoje em dia, mas deixa esse assunto pra depois). Assim como muitos vão dizer que gostam muito mais do Skyward Sword do que A Link to the Past. Vangloriam Top Gear, mas se colocar um Need for Speed Underground 2 ou Most Wanted (o antigo ou o mais recente mesmo), se esquecem rapidinho.

Hoje em dia as produtoras tentam reviver os clássicos, como a Sega revivendo o Sonic baixinho em Sonic Generations, ou a Nintendo com seu New Super Mario Bros tudo isso pra tentar satisfazer os jogadores mais antigos e cativar cada vez mais novos fãs, isso é ótimo, pois mostra que não se esqueceram de uma era ótima para os video-games.

Uma coisa que todos que jogaram a era 16 bits deviam se orgulhar é que adquiriram uma certa virtude: aproveitar o game pelo que ele é. Seja enredo ou diversão e não só pelos gráficos. Sim, gráficos exuberantes em high definition é o que temos pra hoje e claro que devem ser notados pois são fantásticos e querendo ou não, todo mundo quer ver um bom gráfico nessas novas gerações que virão. Mas as crianças de hoje (vamos falar assim) só consideram um bom game se ele tiver gráficos ultra HD, o que está totalmente errado.

Sem desmerecer os games antigos que cumpriram muito bem seu papel, como obrigatoriamente deveriam naquela época, hoje em dia são mais atribuídos pelo fator nostalgia, algo pra reviver sua infância, algo que realmente vale a pena sempre mantermos vivo dentro de nós. 


Eu admito que é muito bom ter um cartucho antigo de um game que marcou sua infância, meu caso seria Sonic the Hedgehog 2. São tesouros de um tempo que já passou, que nos marcou demais e que eu sempre estarei animado pra jogar. 

Enfim, não devemos isolar os games mais atuais, eu acho eles bem mais desenvolvidos e épicos que qualquer um da era 16 bit, e muitos são mais divertidos. Acontece que muito jogador, em qualquer assunto sobre um game atual, vem reclamar que não se fazem mais games como antigamente e só aqueles eram bons, e cara... não é bem assim não.

Realmente não se fazem mais games como antigamente. Eles evoluíram para melhor, muitos jogos são tão bonitos graficamente (repito, todos gostam de ver bons gráficos) e tem uma história tão profunda que podem ser facilmente considerados obras de arte, e das boas.

Para finalizar, vai aí um vídeo ótimo para divertir:



4 comentários :

  1. khold sempre batendo na tecla dos graficos kkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas é de praxe, cara! Sempre tenho que falar disso pois os caras sempre reclamam!

      Excluir
  2. Particularmente, eu gosto tanto dos novos quanto dos antigos, e quanto à capacidade gráfica e tals eu acho muito relativo, porque mesmo com a tecnologia atual saem umas porcarias terrivelmente ruins! Assim, o que vale pra mim, não é só a questão da aparência e sim o quanto o jogo consegue me prender! Isso sim é fundamental! É isso aí Kholdão!

    ResponderExcluir
  3. Sim, concordo com tudo. Mas, como eu disse, ninguém nega que gostou de um gráfico de um game quando a coisa é boa mesmo. No fundo todos querem ver um bom gráfico.

    E eu não quis desmerecer a outra geração, gosto das duas, mas a atual não é ruim como muitos jogadores nostálgicos pensam.

    ResponderExcluir