3 de setembro de 2014

Como começar a ver Doctor Who

Nenhum comentário :
Vamos começar este texto de uma forma bastante animada, meu objetivo aqui é dizer para as pessoas interessadas como começar esta série incrivelmente longa que é Doctor Who.


 Primeiramente, Russell T. Davies teve a ideia de fazer um recomeço para a série, que não funciona necessariamente como um recomeço, mas sim como um universo facilitado para novos fãs chegarem e simpatizarem com os personagens, sendo assim, foi iniciada a primeira temporada em 2005.

 Apesar dela continuar a historia do personagem principal, o time lord Doctor, ela recomeça através de um novo Doctor. Este conceito parece estranho no início mas depois que acostuma, você pega o jeito. Lá nos primeiros arcos em 1963, William Hartnell, o Primeiro Doctor gostava muito de fazer a série, mas conforme o tempo passava, ele acabou ficando velho demais para o ritmo da série e estava começando a se atrapalhar e até mesmo esquecer as falas.


 Sendo assim, acharam melhor afastá-lo do trabalho, mas como o seriado ainda fazia muito sucesso, os criadores tiveram a ideia de bolar a “regeneração”, ou seja... O Doctor mudaria de rosto (no caso ator) e personalidade, mas ainda continuando o mesmo bondoso Doctor. Através disso o seriado poderia continuar até cansar, passando assim por diversos Doctors:

- 1st Doctor (William Hartnell)
- 2nd Doctor (Patrick Troughton)
- 3rd Doctor (Jon Pwertwee)
- 4th Doctor (Tom Baker)
- 5th Doctor (Peter Davison)
- 6th Doctor (Colin Baker)
- 7th Doctor (Sylvester McCoy)
- 8th Doctor (Paul McGann)
- 9th Doctor (Christopher Eccleston)
- 10th Doctor (David Tennant)
- 11th Doctor (Matt Smith)
- 12th Doctor (Peter Capaldi)

 A série em si foi finalizada nos arcos com o Sétimo Doctor em 1989, mas uma renovação da série também foi tentada com o Oitavo através de um telefilme em 1996, mas não foi pra frente. Sendo assim, a série atual, de 2005, começa com o Nono Doctor e sua nova companion (uma espécie de assistente/amigo (a), pra simplificar a resposta) Rose Tyler.

9th e Rose
 Não pense duas vezes em começar do jeito mais óbvio... do começo. Baixe a primeira temporada, comece a ver com calma. O problema desta é que tem pouco orçamento, chegando até ao nível amador em algumas partes, além disso, diversos episódios da mesma não tem toda uma certa qualidade, por isso não desanime, a maioria deles são bem legais.

 Mesmo porque, temos uma quantidade boa de episódios muito legais nesta temporada, o que não a faz de todo ruim. Com a chegada do Décimo Doctor a série já começa a subir exponencialmente de qualidade, trazendo um Doctor mais engraçado e jovem, se você aguentou a temporada anterior inteira, aqui está sua recompensa! A partir daí, é só seguir em frente até entrar em dia com a série, pois não conseguirá desgrudar.

Senhoras e senhores, o 10th!
 Mas, se você, infelizmente, é daquelas pessoas intolerantes/impacientes que não foi capaz de aguentar a primeira temporada, juntou raiva e não quer dar uma chance... Aqui vai uma recomendação que eu não aprovo, dói profundamente em meu coração, mas vamos a ela...

 A cada Doctor que chega, temos uma mudança no tom da série, trazendo um aspecto de renovação a ela, quando o Décimo Primeiro (Matt Smith) chegou, com o comando de Steven Moffat, a série adquiriu um aspecto diferente do que as temporadas com o 10th, trazendo tramas mais “explodidoras de cabeça” e que te fazem realmente pensar no que houve.

O 11th Doctor
 Se você não foi capaz de sequer aguentar a primeira temporada, comece da quinta, que é quando o 11th chega, todos os arcos com o 10th e seus companions chegam a uma conclusão e a série se renova. Se você começar a gostar mesmo da série, recomendo ainda que volta temporadas atrás e continue de onde parou, pois está perdendo muita coisa incrível.

 Numa sugestão ainda maior, recomendo que se curtir de verdade a série, comece a ver as temporadas antigas, ou pelo menos os arcos de histórias mais famosos, como as regenerações, especiais etc, tenho certeza que irá gostar pra caramba do que verá.

O Doctor atual, 12th e sua companion, Clara

 Só o que aviso, é para não ir esperando uma série do tipo Breaking Bad ou Game of Thrones. Antigamente, a série começou como algo direcionado para as crianças, foi feito pra ser educacional e divertido, conforme o tempo passou, a série clássica evoluiu para um show de toda a família. 

 É uma produção para todas as idades, a família inglesa assiste pois a série virou parte eterna da cultura de lá, tamanho o sucesso, não espere situações pesadas demais, apenas embarque nesta aventura e divirta-se o quanto puder, garanto que não vai se arrepender.

Nenhum comentário :

Postar um comentário