26 de dezembro de 2013

Senta que lá vem resenha: The Time of the Doctor

Nenhum comentário :
 É, pessoal, foi um especial muito bonito e com várias pontas soltas consertadas na era do 11th Doctor, então vamos lá.


 The Time of the Doctor é um episódio especial da série de ficção-científica britânica Doctor Who, foi escrito por Steven (mind fucker) Moffat e dirigido por Jamie Payne, foi transmitido no dia 25 de Dezembro na BBC One. Marcou a última aparição de Matt Smith como o 11th Doctor e a primeira aparição do 12th Doctor, Peter Capaldi, além de Jenna Coleman como Clara Oswald, Orla Brasy como Tasha Lem e vários inimigos do Doctor como os Daleks, Cybermen, Weeping Angels e Silence.

 Ele também marca o final da trilogia de episódios com o 11th Doctor, que são: The Name of the Doctor, The Day of the Doctor e The Time of the Doctor.

 Como Doctor Who raramente decepciona, esse episódio não foi diferente, mostrou um nível de crescimento da série enorme se formos comparar com os primeiros episódios da série atual, lá em 2005. Temos um começo cheio de mistérios com um sinal vindo de alguma parte do universo que chamou a atenção de todas as raças, fazendo assim todos se reunirem em volta dele, inclusive o Doctor.

 Com a ajuda da madre superiora da Papal Mainframe, Tasha Lem, o nosso Time Lord consegue entrar no planeta para explorá-lo, porém encontra algo muito mais interessante que somente um "campo de verdade". Ele vê novamente a rachadura no tempo causada pela sua TARDIS na 5 ª temporada, só que dessa vez, o sinal que está ecoando pelo universo vem de lá, e é o dos Time Lords pedindo a ajuda do Doctor para saírem do outro universo (ecoando a eterna pergunta, "Doctor who?"), só que há um problema, se eles forem resgatados agora, todos os inimigos que estão fora do planeta destruirão Gallifrey.


 O especial todo é bastante emocionante, seja na parte em que o Doctor (estando em sua última encarnação) começa a envelhecer pois ele fica, mais de 300 anos, em Trenzalore para proteger os cidadãos da pequena Christmas, a rachadura, como também manda Clara embora, com o intuito de protegê-la do ataque de seus inimigos.

 Sem contar que muitos dos mistérios foram revelados, como o dos Silence controlando a TARDIS na 5ª temporada e também porque a Madame Kovarian queria matar o Doctor na 6ª temporada, tudo para evitar o time lord de chegar em Trenzalore e aquela guerra infinita ter início.

 Foi um especial de grandes atuações, é complicado dizer isso porque ele sempre é ótimo, mas arrisco ao falar que Matt Smith nos deu uma das melhores, se não a melhor atuação como Doctor que ele já fez, desde o começo do episódio até, principalmente, sua cena de regeneração. Foi realmente emocionante de ver nosso querido Doctor se despedindo.


 Jenna Coleman também estava ótima em cena, mostrando toda a esperteza incrível de Clara de uma forma bem cativante, como sempre. Todas as suas cenas também foram divertidas e emocionantes, inclusive na hora da regeneração do 11th Doctor, em que ela se mostra com medo ao pedir para o mesmo não mudar.

 Também temos o esclarecimento das encarnações do Doctor, finalmente, e se você não entendeu como fica, aqui vai um simples resumo: Um time lord só pode regenerar 12 vezes, sendo assim, contando com sua encarnação original, ele terá 13 versões de si mesmo.

 O 8th Doctor, em sua 8ª encarnação, induziu uma regeneração para se tornar o War Doctor (ele torna-se a 9ª encarnação, o próximo Doctor, o 9th, se torna a 10ª encarnação) e o 10th Doctor gastou uma regeneração para manter seu visual quando foi quase morto por um Dalek, sendo assim, o 10th chegou a usar a 11ª encarnação e também a 12ª encarnação. Quando ele regenerou no 11th Doctor, já estava usando sua 13ª encarnação, ou seja, sua última.


 Foi através de um apelo de Clara aos time lords do outro lado da rachadura, que fez eles entregarem um novo ciclo de regenerações para o Doctor, fazendo assim ele regenerar em sua 14ª encarnação e sua 12ª versão do Doctor (lembrando que o War Doctor, não conta como Doctor "oficial"), aí entra Peter Capaldi.

 Isso ainda levanta algumas perguntas, será que Rassilon voltou atrás e decidiu presentear o Doctor com um novo ciclo, mesmo o 10th tendo estragado seus planos ou será que derrubaram ele do poder? Só o tempo dirá... se é que vai.


 Voltando, ao papo regeneração! Por causa do novo ciclo, a etapa de transformação do Doctor demorou mais, pois o corpo dele ainda estava se adaptando com a energia extra, sendo assim, ele explodiu em energia "regenerativa" na torre do relógio mas não transformou-se logo no 12th, ele primeiro ficou mais jovem para assim, depois de alguns minutos, tornar-se 12th de fato. O próprio 11th mesmo explica o motivo da demora e acredito eu que se fosse uma regeneração normal (por assim dizer), o Doctor ia se transformar direto do envelhecido 11th para o não tão envelhecido 12th.

 Apesar dele ter aparecido pouco, como já esperado, mostrou uma das cenas que mais impressionaram justamente porque ele questiona Clara se a mesma sabe pilotar a TARDIS, para o espanto da garota. Nisso já podemos até chegar a considerar que são sequelas temporárias maiores, devido ao novo ciclo de regeneração e logo lembrará de tudo.


 Foi um especial muito bom, uma história de regeneração ótima e mal posso esperar para a oitava temporada começar para vermos como o 12th Doctor será.

 E claro, tenho somente um obrigado a dizer ao grande Matt Smith, primeiramente porque é um ótimo ator que fez um ótimo Doctor, e segundamente foi o primeiro que acompanhei a regeneração "em dia", por assim dizer, juntamente com os outros fãs e admito que foi muito especial. Matt fez um Doctor divertidíssimo, o mais "alien" da série série atual e esperamos que Peter Capaldi também se dê muito bem como o 12th Doctor. Até agosto!

Nenhum comentário :

Postar um comentário