5 de agosto de 2015

O cinema americano não está sem ideias, você é que se fechou para elas

2 comentários :
 Sabe, às vezes fico surpreso (para não dizer chocado com a burrice alheia) com pessoas que forçam em colocar o cinema americano como lixo, dizendo que é tudo sempre a mesma coisa e que ideias para o mesmo não existem.

 São imagens como esta aqui que infectam a cabeça dos milhares de pessoas que acabam compartilhando-a:


 Cês tão loucos, pessoal?! Não vão na do Gordard, não. Tudo bem que o cinema francês pode não ter a mesma quantidade de grana que o americano, mas querer fazer um argumento baixo assim é algo bastante triste, né? O pior disso, é dizer que o cinema americano NÃO tem ideias. Como assim?

 Eu explico: Pessoas hoje em dia fecham os olhos pro cinema americano simplesmente porque não aceitam que, por exemplo, blockbusters estão fazendo mais sucesso. Como a maioria das coisas que divulgam são sobre esses filmes, pessoas desinformadas acabam acreditando que o cinema americano é feito somente daquilo. O mesmo acontece com o nosso querido cinema brasileiro, onde a maioria diz que só tem comédia ruim e não é assim, se você realmente quiser, vai achar filmes incríveis.

 Você acha que o cinema americano não tem ideias? Vamos lá para apenas ALGUNS exemplos do que os norte-americanos já produziram: The Godfather, Detachment, Requiem for a Dream, Scent of a Woman, Inside Llewyn Davis, Goodfellas, Pulp Fiction, American Psycho, The Hours, No Country for Old Men, The Big Lebowski, Boys Don't Cry, American Beauty, Drive, 2001 - A Space Odissey e Grindhouse.




 Depois de cerca de cinco minutos de pesquisa, aqui vai uma lista bem bacana de alguns futuros filmes pra você ficar esperto: Straight Outta Compton, Digging for Fire,  We Are Your Friends, Black Mass e Joy.

 Esse pensamento pequeno vai muito de encontro com a ideia de que não existe mais cultura no cinema. Porque muita gente (em maioria, os famosos "pseudo cults"), acha que só aquilo que eles curtem, geralmente cinema europeu dos anos 80 pra menos, são considerados cultura e não é assim que a coisa acontece na realidade.

 Eu respeito muito todos os tipos de filme e também assisto todos, mas não é porque a gente gosta de um gênero específico que o outro é lixo, pessoal. Tudo hoje em dia faz parte de uma cultura.

 Temos variados exemplos aqui: Jurassic World, Mad Max, Vingadores ou Interestelar. São filmes considerados "não cults", mas não é porque uma pessoa acaba não curtindo esse estilo de filme que ele é ruim ou não é/faz parte de uma cultura. Todos temos que ter a mente aberta para diversos gêneros, claro que uma coisa pode divertir mais a pessoa do que outra, mas não devíamos nos fechar atrás de um conceito mal formado ou pior... Se fechar para os filmes populares porque você se acha melhor por ver filmes antigos.


 Pra certo tipo de cabeça, filmes cheios de ideias/cultura são só aqueles profundos com um significado gigantesco por trás. Mas não entendo, quando surge uma ideia bacana, como por exemplo Tomorrowland, o pessoal não vai lá dar uma força na bilheteria e depois vem culpando os próprios produtores de não ter "ideias", sendo que quando tentam algo novo/bacana, é um fracasso de público.

 A maioria das pessoas não respeitam os gostos culturais das outras, não sei, deve ser muito difícil pra elas. Mas isso vai desde o pessoal odiando tal gênero cinemático ou odiando gênero musical como o funk ou sertanejo. A gente tem que respeitar o gosto alheio acima de tudo, respeitar que uma pessoa pode ser diferente de você em todos os aspectos e aprender a conviver com isso.

 Para finalizar, vamos procurar pesquisar mais, saber mais das coisas. Não acredite/compartilhe uma imagem aleatória no Facebook de uma fonte provavelmente cabeça fechada, faça sua própria opinião, adquira seu próprio conhecimento.

2 comentários :

  1. Fábio, você arrasou com esse post! Compartilho desse mesmo ideal. Parabéns (e obrigado)!

    ResponderExcluir
  2. É, filme bom sempre tem, é só procurar. :)

    ResponderExcluir