5 de setembro de 2012

Os filmes baseados em games

Nenhum comentário :
Se tem uma coisa que eu sempre achei interessante, com histórias e mitologias muito aproveitáveis são os games, a maioria dos produtores se supera em muitas produções gamísticas dignas de histórias de cinema. O que já aconteceu muitas vezes, mas que infelizmente uma boa parte delas em minha humilde opinião não foi nada bem.

 Filmes como Max Payne, que me fazem pensar o porquê os produtores decidiram colocar elementos sobrenaturais em um jogo digamos "pé no chão", será que talvez um filme de ação policial com um cara tomado pela vingança pois sua família foi morta era muito clichê? E então os produtores logo pensaram "vamos colocar o elemento inovador de causas sobrenaturais pra movimentar a trama", acredito que ficou legalzinho. Mas essa não é a essencia do Max Payne que eu joguei.
 Agora pra equilibrar as coisas, vou falar de dois filmes que muito me agradaram, apesar de não ser de fato um enredo que segue a risca o dos games, manteve todo o espírito, são eles, Silent Hill e Prince of Persia.


Terror em Silent Hill



 Apesar de Terror em Silent Hill não nos dar Harry Mason (ao que parece ele estará no segundo filme), nos proporcionou uma história legal com uma cidade completamente igual a dos games, quando ela ficou em seu período noturno e tudo se transformou, eu quase tive um orgasmo visual. Além da história ser bem legal e o clima dos games ter sido totalmente representado no filme, sem contar as criaturas bizarras que estão tão bem feitas que me impressionaram.

 Prince of Persia eu não joguei muito para falar, mas pelo menos as coisas que eu conheço se mantiveram bem fieis e bem legais, apesar de algumas belas mudanças, o filme também conseguiu manter o elemento que cativou os fãs da serie, e pela primeira vez revelaram o nome do protagonista, o tal Dastan que só era chamado de Prince nos games.

 Como nada é belo nessa vida, tenho que falar de minha maior decepção nos games e não, não é o filme do Tekken. É justamente uma das minhas franquias favoritas da qual jogo desde que me conheço por gente, Resident Evil.
 Olha, já aviso de antemão que sou um daqueles fãs meio chatos que se apegam a mitologia original de algo, e esse algo em questão é RE. Sério, tem algo mais simples que pegar os protagonistas originais de algo e fazer um filme, eu diria, fiel ao que foi feito no game? Muitos vão dizer que ia ficar repetido, tudo que acontece no filme ia ser uma copia do game e eu falo que não seria nada disso, eles poderiam deixar tudo muito mais legal, o mundo com certeza está cheio de roteiristas com uma história melhor que a de Hóspede Maldito. Mas tirar o núcleo da mansão do primeiro game e tirar os protagonistas foi o maior erro do Paul Anderson.

 Eu acho que não seria difícil colocar Chris, Jill, Barry e o Wesker enfrentando os perigos de uma mansão obscura, cheia de zumbis e outros monstros, mas não. O Anderson tinha que colocar um elenco totalmente desconexo e ainda por cima colocar Alice. Muitos vão dizer "ah nem é pra tanto", no primeiro filme pode nem ser, mas nos que se seguiram, ela se transformou em algo tipo uma mutante dos X-Men, lutando kung-fu com o Nemesis (não vou nem falar como me decepcionaram com ele no RE2: Apocalypse), e aquela batalha com o Tyrant no terceiro foi de fazer chorar sangue e não vou nem falar o que fizeram com Ada, Leon e Claire se não eu explodo tudo.

 Eu nunca gostei muito da atuação da Milla Jovovich e nem o fato dela sempre estar em filmes que o marido dela (Paul Anderson) dirige. Pra mim a franquia cinematográfica poderia ser algo bem maior e mais épica se não tivesse elementos dos games misturados a torto e a direito e de forma bem ERRADA nesses cinco filmes, que ficaram super apressados, incosistentes, muito falhados no roteiro e com uma trilha sonora decepcionante.

RE: Damnation (RE: Condenação)
 A Capcom, pelo que diziam, tentou até acalmar a maioria dos fãs e criou o filme em animação entitulado Resident Evil: Degeneração, que trás Leon e Claire como principais. E em breve teremos outra animação, aqui chamada de Resident Evil: Condenação.

 Enfim, pelos boatos que temos, vem aí filmes de God of War (outra franquia que curto muito), Metal Gear Solid e talvez Castlevania.
 Espero que sigam o caminho dos Silent Hills e sejam franquias que continuem com o espírito dos games, umas mudanças a gente até tolera, contanto que não destruam algo muito bem construído antes, né Paul Anderson?

Nenhum comentário :

Postar um comentário