9 de setembro de 2012

A Nolanização dos filmes e series

Nenhum comentário :
Christopher Nolan
 Se tem algo bom que Christopher Nolan trouxe para a franquia do Batman nos cinemas foi o tom mais sombrio e realista que todo mundo já está cansado de ouvir elogiar. E sim, foi muito bem-vindo para mostrar exatamente para nós o mundo obscuro que é Gotham e como seus cidadãos vivem lá. O tom realista ajudou a construir o Batman, que é um dos heróis mais pé no chão dos quadrinhos e tudo se encaixou muito bem na trilogia inteira e a transformou na coisa grandiosa que é hoje.
 O problema, hoje em dia ao meu ver, é o legado que esse estilo deixou pra todo mundo. Se algo ficou bem em Batman, não quer dizer que vá ficar bem em tudo que você colocar.

 Exemplos claros que um serie que eu acho, que ficaria muito bem colocada com o clima irreal das hqs mesmo, pra ser incrível e surpreender a todos e também pra esquecermos as ultimas temporadas de Smallville, que é serie do Arqueiro-Verde intitulada "Arrow. Logo nos trailers podemos ver um tom mais serio, com cenários obscuros e os produtores já afirmaram que a serie vai seguir os passos de Nolan e ter tudo mais pé no chão, ou seja, nada de herois com poderes, como a linda da Canário. Na verdade, acho que até podem por ela, mas acredito eu, que sem nenhum poder.

 Um exemplo claro que um filme recente que eu tenho aqui pra vocês, é nada mais que o "Espetacular Homem-Aranha", apesar de não ser tanto pé no chão, você claramente pode ver cenários mais sombrios e eu não decidi ainda se isso realmente ficou legal pro mundo do Homem-Aranha, acredito que teria sido bem melhor o filme ter ficado com um tom mais Vingadores, com cores mais vivas, bem coisa de quadrinhos mesmo.

 Agora, me parece que é regra todos os filmes adotarem isso, como o novo do Star Trek, que dizem vai ser mais sombrio e sério, puxando ideias novamente dos Batman do Nolan. Eu não apoio isso não, eu nunca fui muito fã de Star Trek, mas já vi o primeiro e achei muito bom, o clima é legal e tudo é bem desenvolvido nele. Acho que mudar algo que estava ótimo não é uma coisa muito sensata a se fazer.
  E teremos mais exemplos disso vindo no futuro, tenho certeza. Mas sempre vou querer que cada filme ou serie tenha seu tom, que acerte onde deve ser acertado sem copiar elementos dos outros filmes já consagrados, pode não encaixar e pior... pode acabar com a franquia.

Nenhum comentário :

Postar um comentário