26 de agosto de 2014

O guia dos gêneros de video-game!

Nenhum comentário :
 Recebi alguns pedidos para fazer um texto com este assunto, de forma a ajudar a pessoas que são mais leigas no assunto a se localizarem mais no mundo dos games... vamo lá!


 Os jogos tem diversas variações e em muitas vezes mais de um estilo pode integrar o mesmo jogo, vem aí a confusão de muitas pessoas.

- Ação: Jogos nesse estilo são os mais simples de se identificar, quando temos momentos de lutas intensas com monstros menores ou chefes ou mesmo sequências de perseguição.

- Aventura: Considero isso quando o protagonista do jogo passa por diversas localidades através de várias formas, como em The Legend of Zelda ou Uncharted.

- RPG: Variado de "Role Playing Game", é o gênero em que você escolhe um papel (no caso de muitos jogos, classes) e evolui o personagem através de níveis, melhores de habilidades e equipamentos.

- Luta: Este é o mais simples de se notar, acho que nem preciso de muitas explicações, todo mundo conhece Mortal Kombat ou Street Fighter.

- Corrida: Esse gênero é bastante comum, com muitas variações em veículos, temos jogos de corrida com carros, motos, karts etc.

- Survival Horror: Mais precisamente "sobrevivência ao horror", são jogos geralmente obscuros, com uma atmosfera bastante tensa (sanguinolenta) e que conta com poucos recursos (vida, munição) para o jogador usar, fazendo assim o uso destes itens somente nas melhores horas de tal jogo.

- Stealth: São jogos em que o principal objetivo é passar escondido dos inimigos, evitando ao máximo ser detectado, como na série Metal Gear Solid.

- Tiro em terceira pessoa: São jogos que geralmente são mistos de ação e tiro, você tem a visão das costas do personagem e passa por diversas situações em que é necessário matar os inimigos para ir para o próximo objetivo. Exemplo: Uncharted, Tomb Raider e Resident Evil (4, 5 e 6).

- Tiro em primeira pessoa: Jogos que você tem a visão de tal personagem, dando a ilusão de que é você próprio a participar de tal coisa, geralmente o jogador vê somente a arma na tela. Exemplo: Doom, FarCry 3, Battlefield e Call of Duty.

- Tiro em trilho (ou Rail shooter): O jogador não tem poder de movimento nem jogos deste gênero. O personagem se guia sozinho, cabendo ao jogador apenas a oportunidade de atirar nos inimigos.

- Quebra-Cabeça: Exige que o jogador resolva enigmas com lógica ou andar por lugares complexos, como labirintos. É um gênero que também passa por outros gêneros, por exemplo como acontece em Resident Evil, que temos elementos de survival horror e quebra-cabeça juntos em diversas partes.

- Plataforma: Aqueles jogos mais conhecidos como segunda pessoa ou mais popularmente dito " jogos de lado".

- MOBA: Sigla para "Multiplayer Online Battle Arena", se concentra na forma de dois (ou mais) times de jogadores se enfrentando no mapa em busca de dominação ou destruição total das bases inimigas com a ajuda de monstrinhos controlados pelo computador.

 A partir daí, temos jogos que mesclam dois ou mais gêneros, tornando possível existir uma experiência maior, como é o caso de Resident Evil (já citado aqui), que junta gêneros de quebra-cabeça e survival horror. Ou mesmo Metal Gear Solid, que é a mistura de ação, tiro em terceira pessoa e stealth.

 Não quebre muito a cabeça com estas questões, muitos jogos hoje em dia mesclam elementos de outros gêneros e isso é absolutamente normal, pois possibilita a nós, jogadores, termos mais diversidade no mundo dos jogos eletrônicos.

 Gostou do texto? Acha que faltou algum gênero? Comente aqui e até a próxima!

Nenhum comentário :

Postar um comentário