26 de junho de 2015

Uma questão sobre etnia no cinema

Nenhum comentário :
 Ultimamente no cinema/TV estamos vendo um rebuliço enorme em relação a personagens brancos tornando-se negros para aumentarem a variedade de etnias em ditas produções, mas será que é essa a solução que todo mundo precisa e vai ficar feliz?

 Para aumentar a presença dos negros em filmes, como por exemplo, Homem de Aço (em que a maioria é branca) eles decidiram mudar a etnia de Perry White, o chefe do Clarim Diário, de branca para negra, outra mudança mais recente foi a do jornalista Ben Urich no seriado de TV Demolidor, que também era branco nos quadrinhos. A próxima que iremos ver no cinema será de Johnny Storm em Quarteto Fantástico, onde ele também será negro.


 Eu não sou contra isso, de nenhuma forma. Se algum ator (negro ou não) tenha sido escolhido, não importa, o que importa é o trabalho que ele fará. É legal colocar mais personagens negros nos filmes, mas ficar só nisso não vai levar a nada.

 Não estou querendo diminuir nenhuma etnia, mas fazer (somente) isso não vai deixar as coisas mais bonitas, o que as editoras e produtoras tem que fazer, além disso, é CRIAR personagens totalmente novos, que sejam tão bons quanto os atuais e que cativem seus fãs, é disso que a gente precisa.

 Um exemplo disso é o que a Marvel fez com o Homem-Aranha nos quadrinhos. Eles não rebootaram o universo e não criaram um Peter Parker negro, o Bendis foi lá e criou um personagem totalmente novo chamado Miles Morales.


 Este garoto negro tem sua própria história, suas próprias ideologias, seu próprio carisma e isso foi o que fez o personagem ficar popular. Ele não precisou ser uma versão negra de um personagem que existe há 60 anos, ele foi uma criação nova que caiu nas graças do público porque foi feita de maneira certa.

 Então, qual o problema, por exemplo, do Batman continuar sendo branco se a DC tiver os culhões de criar um personagem totalmente do zero que seja tão famoso quanto o morcego? Falta muita coragem das duas partes pra começarem a criar mais personagens de diferentes etnias, pra eles é mais fácil pegar um personagem que já é estabelecido como branco e tentarem mudar a cor, do que simplesmente fazer algo novo.

 Eu não tenho problema (como muitos estão tendo) com o Johnny sendo negro no filme do Quarteto, porque isso não vai mudar nada do personagem em si, da sua personalidade. Mas junto a isso, eu acho que o pessoal devia se movimentar mais e criar mais personagens negros, trazer sangue novo pra esse mundo tão cheio de personagens que já conhecemos há anos.

Nenhum comentário :

Postar um comentário