1 de julho de 2015

Senta que lá vem resenha: Slow West

Nenhum comentário :
 Slow West é um filme de faroeste, escrito e dirigido por John Maclean, o filme foi lançado neste ano, em maio. Foi exibido no Sundance Film Festival em 24 de janeiro, onde recebeu o "Sundance Institute's World Cinema Jury Prize: Dramatic Winner".



 Conta a história de um jovem chamado Jay Cavendish (Kodi Smit-McPhee) que cruza o oeste dos EUA com Silas Selleck (Michael Fassbender) para encontrar o seu grande amor, Rose Ross (Caren Pistorius).

 Ultimamente o cinema tem gerado diversas altas produções (os famosos blockbusters) com tramas recheadas de personagens, várias coisas acontecendo na tela e com um ritmo bastante corrido. Ao mesmo tempo em que muitos filmes conseguem balancear esse gênero e trazer coisas legais, nós acabamos esquecendo daquele filmes com um orçamento menor, mas que trazem uma trama bastante simples, sólida e divertida de ver.

 Slow West é um exemplo disso. Como você deve ter concluído a partir do próprio título, não temos aquela vibe cheia de ação, perseguição de cavalos/carroças, tiros o tempo todo ou coisa parecida. Mas na verdade, assistimos um filme com uma pegada bastante charmosa e diferente de como um faroeste é apresentado.


 Diversas cenas são apenas de conversas, situações tensas e/ou engraçadas, viagens. E é nisso que esse filme sai bastante vitorioso, o diretor aposta no talento de seus atores e não nos entrega algo que é sustentado pelas constantes cenas de ação, mas sim pelo espírito que os personagens tem, suas personalidades enchem esse novo mundo de forma muito linda.

 Os personagens Silas e Ben, apesar de serem bastante diferentes, conseguem se completar juntos. Com a ajuda de dois talentosos atores, a alma dos personagens e o mundo em que eles estão, fazem o filme valer a pena.

 Uma das coisas que eu mais gostei, aliás, foi ver a interação dos personagens nesse mundo quase desértico. Silas é um fora da lei bastante experiente, suas conversas com Ben tem sempre um tom irônico, mas que ao mesmo tempo funciona como ensinamento.


 Quem me conhece sabe que eu sou doido por qualquer coisa com o tema do velho oeste e é mais do que prazeroso poder ver como essas pessoas vivem e relatam histórias sobre o que aconteceu a elas.

 Junto disso, a trilha sonora não é sempre presente, mas constantemente honra seu papel quando colocada. Temos aquelas batidas leves com o estilo clássico de filmes de faroeste que ajudam bastante na nossa imersão na história.

 Por mais que eu tenho gostado muito do filme, pela sua curta duração (cerca de 1h24min), algumas partes pareceram passar rápido demais, não nos deixando saborear um pouco do cenário/momento. Mas claro que isso é uma coisa pequena para um filme simples e ótimo assim, sem contar que como de praxe, não pode faltar um tiroteio em seu clímax.


 Se você está procurando um filme calmo, que leva as coisas com cuidado, mas que ao mesmo tempo te diverte tanto que você nem vê o tempo passar, Slow West é mais do que recomendado!

Nenhum comentário :

Postar um comentário