22 de setembro de 2012

Downloadable Contents... e é isso aí

Nenhum comentário :
Quando a geração ainda atual (tirando Wii U) de consoles chegou, realmente foi algo grandioso e trouxe muitas novidades, possibilidades de se conectarem lojas baseadas em cada console, gráficos muito revolucionários e capacidades quase infinitas de produção de games, embora algumas plataformas sejam mais difíceis de se lidar do que as outras, Sony, Microsoft e Nintendo conseguiram cativar seus fieis players com seus respectivos PS3, X360 e Wii.


Depois dessa intro super bem feita por este que vos fala, vamos voltar no tempo, justamente na época do PS2/Xbox ou mesmo do PS1. Os jogos eram bem mais simples, seja visualmente quanto mecanicamente, era tudo bem mais fácil de ser desenvolvido e era feito com certa velocidade até, o que consequentemente gerava mais velocidade de criação e menos gastos para a empresa.

E assim, todos os extras estavam já dentro do game aguardando para serem desbloqueados somente com o esforço do player, assim você passava tal game em dificuldade estabelecida e abria uma campanha extra de outro personagem. Ou em games de luta em que você passava com certo personagem para liberar outro.

Tudo era bem mais simples nessa época, as empresas desenvolvedoras não visavam tanto o retorno financeiro pois os games, digamos, não exigiam tanto dos bolsos como praticamente todos exigem hoje em dia e então todos os lados saíam ganhando.

 Agora voltando para a época atual, dos consoles peso pesados do mercado, abordando principalmente PS3 e X360. Todos são cientes da qualidade enorme que esses games atuais possuem, oferecer gráficos superiores em escala gigantesca e ainda tendo um bônus bem agradável de high definition para todos se deleitarem.

Agora pensem comigo e me acompanhem, consequentemente um game de maior escala como são os atuais, tem um gasto financeiro bem maior que os da geração anterior, sem contar o tempo que os desenvolvedores passam fazendo um só game, cerca de 3 ou 4 anos. 

Foi a partir desse alto gasto de recursos por parte da empresa, que decidiram começar a lançar extras para os games de forma paga, os famosos DLCs (ou Downloadable Contents) e se eu disser que sou a favor de cobrarem pra isso serei linxado na rua enquanto volto pra casa a noite?

O dinheiro que eles conseguem através das vendas dos seus games, e também das DLCs, ajudará mais em futuras produções para sua amada franquia e também a pagar os coitados dos empregados que ficaram cerca de 4 anos pra produzir algo que você vai zerar em pouco mais de 2 semanas ou menos. Sem contar que a maioria dos DLCs nem são tão caras assim, dando para comprar sem problema. A única coisa que sou contra não são nem DLCs, mas sim o excesso de lançamentos que algumas empresas fazem... cof cof Capcom.

Nenhum comentário :

Postar um comentário