2 de outubro de 2012

Marvel vs DC: E é isso aí

Nenhum comentário :

Todo mundo sabe que uma das grandes brigas do universo, mais que Star Wars vs Star Trek, mais que Vingadores vs TDKR (a mais sem noção), mais que Hulk vs Thor. Enfim, obviamente como o título já me entrega, é sobre o muito discutido destruidor de amizades Marvel vs DC.

Eu simplesmente amo discussões em que o ponto de vista das pessoas é exposto de maneira tranquila, sem nenhuma alteração de voz (ou alteração de fonte) por parte de outras, e acho até que discussões assim são obrigatórias para podermos expandir o nosso ponto de vista sobre a coisa em questão que está na roda de discussão. Uma das discussões que muito vejo, infelizmente não são sérias, mas gostaria muito de saber a opinião de todos sobre a mais recente delas, que é a que este nobre texto se trata.

Eu logo avisando, vou falar que gosto muito das duas editoras, não sou desses que se limita apenas a uma e nela fico. Não suporto gente que não curte abrir os horizontes de forma proposital. Falando em abrir horizontes, a DC adotou muito recentemente o reboot total de sua cronologia, os famosos "Novos 52", que chegaram faz quase 5 meses no Brasil. Essa foi uma forma de trazer novos leitores, mais jovens e também de reconquistar seus antigos leitores trazendo uma nova possibilidade de coleção.
Agora vamos para o lado Marvel da moeda, com seu novíssimo pseudo reboot "Marvel Now", ela espera zerar algumas de suas edições (não vou me a profundar muito nisso pois ainda não entendi muito bem), mas sem zerar a cronologia atual, totalmente o contrário de sua Distinta Concorrente. Se tem algo que eu não apoio na Marvel e com certeza ela perdeu feio, foi o fato de não ter simplesmente parado com as suas longas sagas, de anos atrás, fazendo com que fosse quase impossível de algum futuro leitor querer começar a colecionar, pois iria pegar o bonde andando... bem rápido, por sinal.

Bem, Marvel também leva a melhor em um lado, que é o do cinema. Marvel tinha em mãos (mesmo que em outras produtoras) filmes ótimos como Homem-Aranha e alguns nem tão bons assim como Quarteto Fantástico. Mas o ápice da Marvel foi quando seus próprios estúdios começaram a fazer os filmes dos personagens que ainda pertenciam a ela por direito. Como Iron Man, Hulk, Thor... AH, OS VINGADORES. A Marvel digamos, arrecadou pra carácoles com esses filmes, e embora a DC tenha também ótimos (trilogia dos Batman do Nolan cof cof), ela ainda precisa amadurecer mais no mercado cinematográfico, ainda mais depois daquele Lanterna Verde. Eu estou esperando muito que esse novo filme do Superman, ainda mais com Snyder na direção e Nolan na produção, seja o novo "Dark Knight" da DC.

Voltando um pouco pro núcleo hqzístico da coisa, temos algumas diferenças entre as editoras, que alguns podem não concordar com o que vou dizer, mas é a minha opinião.
Eu sempre achei que a DC em si fosse mais voltada para arcos mais sérios e um pouco "reais' do que de sua concorrente, e ela também sempre teve mais herois pé no chão, exemplificando: Toda a Bat-Família, Arqueiro-Verde e também sem esquecer seus vilões, que sempre tiveram um "quê" mais realístico, como Lex Luthor, um humano sem nenhum poder, dotado somente de inteligência ou Coringa, alguém também sem nenhum poder, dotado apenas de sua insanidade.

Indo pro lado Casa das Ideias da força, temos herois bem menos realistas, em sua maioria pelo menos. Marvel nos deu deuses nórdicos, super soldados, homens com características aracnídeas, os famosos filhos do átomo, um gigante verde, um vilão gigantesco devorador de mundos, uma raça alienígena mais conhecida como Skrulls. É claro que toda editora tem sua dose de irrealidade e realidade, mas em minha opinião a Marvel é bem mais fantasia do que a DC. E eu gosto muito dessa diferença entre as duas.

Enfim, não briguem por uma coisa como essa, as pessoas tem direito de gostar e desgostar do que bem entenderem, mas também todos devem respeitar a opinião alheia, quando bem apresentada, pelo menos. Recomendo muito ler o máximo de editoras possível, incluindo Marvel, DC, Vertigo, Image e etc. Falei mais das duas primeiras pois são as que ocasionam mais discussão, mas leiam e se aprofundem em todas as editoras, os beneficiados serão vocês!

Nenhum comentário :

Postar um comentário