2 de março de 2013

Considerações finais sobre O Espetacular Homem-Aranha

Nenhum comentário :
Hoje depois da quarta assistida neste filme resolvi lançar minha nobre e humilde opinião, espero que leiam com carinho e que peguem algumas coisas que talvez tenha passado despercebido pra vocês.

Sabe, pode não ser um daqueles filmaços como The Dark Knight ou algo que você pega e fala "aquilo ali merece um Oscar (não que isso esteja valendo muito hoje em dia)", mas é um bom filme. Quem não reconhece isso, claro, tem sua própria opinião, porém ao meu ver está sendo propositalmente cego.


Logo antes de lançar o filme surgiram teorias de que o Peter estava predestinado a ser um herói (o que, misteriosamente, causou muita raiva pelas interwebs), o que não é mentira, ele já teve uma certa atitude heroica defendendo aquele rapazinho de Flash, essa é uma coisa que qualquer um nota, deixando de lado aquele Peter meio mosca morta, pra dar espaço para um mais seguro de si, mais "super".

Algo também explorado nesse filme é a mudança que Peter tem ao colocar seu traje de super-herói, nos filmes do Raimi o Peter que estava com suas roupas normais e o Peter que estava como Aranha era praticamente o mesmo, caladão, fazendo uma tirada por filme. Mas não em "Espetacular", ao vestir seu traje ele se torna praticamente outro cara, como nas hqs, ele faz piada e esse senso de humor foi o que me ganhou também.


Se você prestar atenção nas cenas após ele ser picado, observa-se que ele age muito como se fosse um garoto-aranha, os trejeitos, a posição que ele fica no quarto, apresentaram uma abordagem muito legal nos mostrando como isso afetou ele. E não só em seu dia a dia, também nas lutas ele age bem mais como uma aranha humana, como por exemplo na escola em que ele envolve o Lagarto numa espécie de "casulo" de teias.

Agora uma cena a ser notada logo após a primeira aparição dele como Homem-Aranha: Vi em muitas críticas os caras reclamarem de que ele chegava em casa todo fatiado e a Tia May parecia ser burra e não notar nada, mas é muito o oposto disso. Logo que o Cap. Stacy fala na coletiva sobre o Aranha, Peter sai bruscamente da cozinha, Tia May atenta como sempre, olha pra TV e logo em seguida observa Peter deixando o local, esterrecida. Opa! Ponto de ligação!

A Tia May, SABE que o Peter é o Aranha a partir daquela cena, ela não é burra e tenho certeza que muita gente percebeu o mesmo que eu. Na cena final depois do Lagarto ser derrotado a nossa cara Tia May abraça o Peter e fala baixo "vai ficar tudo bem", cara isso é de um simbolismo tão ótimo, sério mesmo, me emocionou. E como eu disse no Twitter, eu não duvido nada que em algum próximo filme ela revele que sempre soube da identidade secreta de seu sobrinho.


O Tio Ben neste filme está muito bem colocado também, ouso dizer que está até melhor que o dos filmes do Raimi (aguardando os mimimis). É um cara mais jovial, brincalhão e que acima de tudo também dá suas lições de moral em Peter, neste filme decidiram mudar sua frase "Com grandes poderes, vem grandes responsabilidades" para um pequeno discurso que ele faz e deixa gravado no celular de Peter, pouco antes de tragicamente morrer. No momento que o cabeça de teia coloca a mensagem para ouvir, você fica triste junto com o personagem.

Um outro ponto que gostaria de falar é a hora do ataque na ponte, em que o Aranha tenta tirar o molequinho de dentro do carro, arranca a máscara e entrega pra ele. Muitos vieram reclamando falando que ele tira a mascara pra todos, coisa e tal, mas vocês não observaram a cena de outro ponto de vista. Ele diz ao menino que ele é "só um cara normal tentando ajudar", a mensagem que foi passada nessa hora é que todo mundo pode ser um herói se quiser e não precisa nem ser com uma máscara, qualquer um se agir poderia fazer a diferença.


Sabe, são essas pequenas coisas que, pelo menos pra mim, deixam esse filme maior do que é. Não é perfeito, não é não, poderiam muito bem ter sanado a busca do "bandido da estrela" logo nesse filme e explicado mais coisas sobre os pais do Peter, mas tudo bem, aguardemos isso para o segundo filme já em produção.

Eu não sei se você odiou o filme, muito provavelmente está cego pela trilogia do Raimi, ou se, como eu, gostou muito dele e viu o espírito de Aranha. É a historia de um rapaz, que gosta da loirinha da escola (Ah, Emma... como você arrepiou como Gwen... me liga) e ainda está aprendendo a ser um verdadeiro super-herói, como vemos ele nem sabe da existência de seu sentido de aranha, apesar de senti-lo.

Que venha o segundo filme, então. Ah,  minha mãe gostou muito desse filme, e já que ela entende mais que muita gente aqui, a opinião dela vale muito mais do que a da maioria pra mim.

Nenhum comentário :

Postar um comentário