1 de abril de 2013

O final da 3ª temporada de The Walking Dead

Um comentário :
Já avisando que contém SPOILER MONSTROS! Continuando o primeiro texto que fiz sobre a outra metade da terceira temporada (link no final desse texto), vamos agora ver o que foi bom e o que não foi nessa segunda metade e o final da temporada.

Governador locasso (David Morrissey)
Podemos ver que desde a volta da série, cada vez mais os personagens evoluíram pra algo muito interessante. Não sei se no caso de Rick pode-se dizer que foi uma evolução, ele começou a ver alucinações de sua esposa após perde-la num trágico acontecimento, somado ao estresse de liderar o grupo a mente dele ficou beirando a insanidade, o que deixou todos preocupados. Ainda mais depois da crise de gritaria dele logo quando o grupo de novatos da série liderados por Tyreese (personagem importante nas hqs) tinha chegado na prisão. Felizmente no último episódio isso pareceu ser uma fase superada, ele olha pra longe, onde a imagem de sua falecida esposa sempre surgia... e não havia nada.

Outro que evoluiu, em suas maldades, de uma forma medonha foi nosso odiado Governador, ele ficou tão ensandecido pra conseguir Michonne de volta e fazê-la pagar, que fez um acordo (falso) com Rick para dar ela e em troca Woodbury deixaria a prisão em paz. Claro, que logo depois o Gov revela que iria matar todos de qualquer forma, poupando Michonne para torturá-la de todas as formas sadistas que ele provavelmente conhece. Aproveitando, achei que o encontro "Rick vs Gov" seria em campo de batalha mas foi apenas diálogo, porém confesso que gostei dessa maneira de abordar o assunto, afinal, não são animais (pelo menos o Rick).

Michonne teve certa importância nessa temporada, ajudando o grupo principal quando fosse pedido, conquistou seu lugar entre eles, e agora é parte essencial do grupo e que continue assim. É uma personagem muito interessante e surpreendente que não deve ser de nenhuma forma má aproveitada.

Salientei a evolução de Carl no outro texto, e nesse último episódio podemos ver que toda essa tensão na vida dele, sendo uma criança, não está fazendo bem. Ele anda irritado e até matou um jovem que não era ameaça. Temos que ficar de olho nele dessa vez.

Andrea (finalmente) deixou de ser a iludida da vez e começou a observar quem REALMENTE é o Governador e no que ele estava se tornando simplesmente por uma oportunidade pra colocar as mãos em Michonne. Junto dela estava Milton que também começou a ver coisas que ele não via antes, talvez por estar seduzido pelo que Woodbury era antes do Governador pirar totalmente. Infelizmente, acordaram tarde demais.

Daryl (Norman Reedus) observando seu irmão Merle (Michael Rooker) morto
Nesta metade, pudemos ver como Daryl e Merle se relacionam, apesar deles terem se separado do grupo nos primeiros episódios, logo voltam e tudo fica bem. Pelo menos até Merle saber do acordo e ir entregar Michonne por si só, apenas pra desistir na metade do caminho, soltar a nossa samurai amada e partir sozinho para sua vingança contra o Governador. Infelizmente ele leva a pior, sendo encontrado mais tarde já  "walker" pelo seu irmão, rendendo uma das cenas mais emocionantes da temporada. Parabéns Norman Reedus.

Falando agora sobre o finale, que trouxe uma boa dose de ação e também emoção pros espectadores. Após o ataque frustrado na prisão, temos a cena do Governador baleando cidadãos "inocentes" e desarmados que foi muito chocante, pelo menos pra mim, nessa cena,  podemos ver o estado psicológico que se encontra o caolho e do que ele é capaz. Tanto que Martinez (que sai cambaleando ao ver a cena) e o outro capanga que esqueci o nome ficam assustados pra caramba, estou aguardando Martinez mudando de lado em breve. Mais a frente no episódio, Rick, Daryl e Michonne encontram uma sobrevivente da chacina do Governador, que os leva até Woodbury. Lá reencontram Andrea toda detonada, com um Milton walker morto (tudo por causa do caolho), ela mostra uma mordida e nisso tudo ficou mais triste ainda pra mim, dois personagens mortos de "uma vez".

Rick (Andrew Lincoln), Michonne (Danai Gurira) e Daryl (Norman Reedus) numa sneaking mission
O que chega até ser bom de certa forma, Andrea estava meio perdida na temporada, ia e voltava. A morte dela pode servir como impulso mestre para todos do lado da prisão desejarem o Governador morto o quanto antes e acabar com isso. Milton poderia ter sido melhor aproveitado, mas infelizmente levou a pior também.

Falando um pouco da aguardada "guerra", a maioria do pessoal que acompanha a serie queria a terceira guerra mundial? Só isso explica a revoltinha deles com esse episódio. O pessoal tem que ver que a turma da prisão NUNCA seria páreo para a de Woodbury num conflito direto, fazer esse combate só pela audiência resultaria numa perca de qualidade imensa. Logo... tudo se desenvolveu como deveria e aquietem os traseiros aí. A temporada pode ter acabado "tranquila" pra demonstrar um alento, depois de tudo que os protagonistas passaram nos episódios anteriores.

O final foi emocionante, Rick e seus amigos, com a ajuda de Tyreese e sua irmã tiram todos os idosos e crianças de Woodbury e os trazem para a prisão, com o intuito de ficarem longe do maníaco homicida caolho intitulado Governador. Juro que pensei que ele fosse morrer nessa temporada, mas ainda não chegou a hora dele, sendo um dos maiores vilões já criados nas hqs seria desperdício de alguém (personagem e ator) que pode superar expectativas. O que me faz perguntar o que farão na 4ª temporada, já que Woodbury já era, de certa forma. Seguindo isso, imaginem o estado de fúria que acometerá ele ao ver que todos os cidadãos sumiram? Ainda acontecerá bastante coisa nesse arco da prisão.

Quem quiser ler meu texto sobre a outra metade, aqui vai: http://granderesponsabilidade.blogspot.com.br/2012/12/a-3-temporada-de-walking-dead.html

Pra mim foi a melhor temporada das três já feitas! Obrigado por ler e que venha a 4ª!

Um comentário :

  1. Eu ia comentar mas parei no "spoilers monstros". Não sinto tanta empolgação assim para assistir Walking Dead como vocês pessoas normais sentem. Mas gostaria de ver onde tudo vai parar nessa 3ª temporada. E já que teu post se intitula "O final da 3ª temporada..." ouvi falar que muita gente odiou e achou fraco. E tem gente até falando que estão fazendo com TWD o mesmo que fizeram com Lost (embora eu discorde) ou seja, enrolação. Sei lá. Vocês que assistem....vocês entendem. Só vim dar um Oi.

    ResponderExcluir