26 de maio de 2013

A morte oficial do MSN

Nenhum comentário :
Aqui estamos no fim de uma era gloriosa, banhada a sangue, vitórias, traições, alianças e... opa exagerei. Mas enfim, de fato é o fim de uma era para todos que usaram o MSN de muitos anos atrás para hoje. Esse mês, depois de muitos adiamentos o Messenger foi oficialmente desativado, obrigando quem tentar logar a baixar o Skype.

Criado pela Microsoft em 22 de Julho de 1999, o MSN Messenger atuou por muito tempo como o programa de mensagens instantâneas mais popular do mundo todo, substituindo o até então famoso ICQ. Foi em 2005 que ele adquiriu mais popularidade e passou a ser chamado de Windows Live Messenger, mas a maioria ainda dizia MSN, pois convenhamos, é bem mais simples.

No dia 06 de Novembro de 2012 a Microsoft anunciou a descontinuação do programa, avisando aos usuários que ainda restavam, para migrar ao recém comprado Skype, como manter tudo num só servidor é mais simples e barato, essa decisão veio a calhar para a Microsoft.

Nos últimos anos, dos 320 milhões de usuários, o programa (obviamente) decaiu, e estima-se que "apenas" 140 milhões o utilizassem com regularidade diária.

(Pausa para música triste)

Se fosse possível o MSN ficar online "para sempre", eu não me importaria de ficar usando ele sempre, ainda existiam algumas pessoas que eu conversava lá. O fato é que, na minha opinião, não existe nenhum outro tipo de conversa melhor que ele, é tudo arrumadinho e customizável ao seu bel prazer.

Acontece que o MSN justamente perdeu popularidade por ter obrigado a maioria dos usuários a mudar para a sua versão 2011/2012, aquele design broxou todo mundo que curtia usar, excluindo o fato que alguma pessoas simplesmente buscavam um meio de trocar a versão, algumas só partiam pro comunicador mais fácil, o famoso chat do Facebook.

Parte da queda de fama do MSN ocorreu justamente pela popularização do Facebook e da oportunidade de conversas rápidas com cliques simples. Como TODO mundo começou a usar a rede social de Zuckerberg, o nosso querido Messenger caiu em seus dark times, e aí... era questão de tempo! Confesso que só uso o facebook por que praticamente todos os meus amigos o usam e posso encontrá-los facilmente lá.

Bem, é isso. Agora vamos dedicar um minuto de silêncio ao nosso nobre MSN, esquecido por muitos, lembrado por poucos!

Nenhum comentário :

Postar um comentário