16 de junho de 2013

Senta que lá vem resenha: Além da Escuridão - Star Trek

2 comentários :
 Aviso: RESENHA COM SPOILERS! Pois bem, se a sua pessoa está lendo essa parte presumo que já assistiu o filme ou é só um bicão mesmo, portanto continue por sua conta e risco.


 O filme já começa com a ação e a trilha sonora em níveis altíssimos, J.J. Abrams já quer mostrar pro que veio no primeiro ato do filme e admito que não teve nada de errado em começar assim. Com esse começo, onde o grupo da Enterprise pretende parar um vulcão em erupção, as cenas são cheias de efeitos especiais de última geração, correria e muita ação. A atenção do espectador já é pega de primeira, não te fazendo desgrudar da tela um só minuto.

 Após essa introdução, somos apresentados a um casal que espera curar sua filha de uma doença, como a situação dela estava precária e impossível o casal se conformou... por pouco tempo. Um homem, até então, estranho chega no pai da menina, Thomas Harewood (que a propósito é nada mais nada menos que Noel Clarke, o Mickey Smith da série Doctor Who!), a câmera focaliza seu rosto, e é aí que Benedict Cumberbatch entra em cena com seu estonteante, interessante, genocida e maluco John Harrison.

 Desse momento em diante somos apresentados à verdadeira historia do filme. A partir do ataque cruel pra cima de um prédio da Frota Estelar a história começa a se desenvolver num ritmo muito interessante, tratando de decisões complicadas e até morais.

 John Harrison, um agente da Frota, e que realizou o ataque é declarado inimigo pelo Almirante Marcus e deve ser morto a qualquer custo, mesmo que isso leve a um grupo entrar em território Klingon e disparar mísseis extremamente poderosos para dizimar o planeta (até então) desabitado em que Harrison se escondia, porém essa atitude poderia causar uma guerra entre a Frota e o império Klingon, dentro da nave temos vários diálogos morais sobre estarem carregando esses mísseis e todos circulando o Capitão Kirk, isso foi muito bom.

 James T. Kirk está, como sempre, fazendo Kirkisses nesse filme, seduzindo garotas aliens, quebrando regras para salvar amigos, superando obstáculos e o mais importante é que cada vez mais ele cresce como capitão e pessoa. Chris Pine me convenceu como Kirk justamente nesse filme, em que cargas de raiva e emoção eram mais requeridas que no anterior, como na hora da morte do Almirante Pike, além disso, o ator mostra sinais de amadurecimento e só temos a ganhar com isso.


 Algo que também foi muito bem explorado, é a capacidade de Spock não ter nenhum sentimento, mesmo quando é necessário e é preciso. Zachary Quinto é sempre ótimo no papel do vulcano e nunca, repito, nunca deixa a desejar na sua atuação. A discussão entre Spock e a Uhura é simplesmente fenomenal, enquanto ela questiona sua escolha de não ter emoções, ele explica o porquê escolheu isso, é lindo. O ápice de Quinto como Spock foi na "morte" de Kirk, em que ele consegue passar toda a emoção necessária na cena e nosso querido sr Spock simplesmente... chora.

 Agora... vamos dar mais importância para a verdadeira estrela do filme, que me surpreendeu MUITO: Cumberbatch. A cada cena que Harrison aparece, o ator dá mais uma amostra de que ele realmente encarou seriamente o papel, todas as suas falas e atitudes estão completamente incríveis.


 Detalhe para o momento em que ele explica como entrou na Frota Estelar e como sua extrema força física e inteligencia avançada foram usadas pelo Almirante Marcus, ele claro, notou que era um mero peão, somado ao fato de que Marcus tinha seus amigos trancados em estado criogênico... obviamente sua fúria foi incontrolável e ele começa sua vingança contra a Frota e contra Marcus.
Benedict

 Nessa hora, ele revela que Marcus estava planejando o começo proposital de uma guerra mandando a Enterprise para território Klingon, fazendo a nave "quebrar" para dar tempo dos Klingons atacarem e assim estourar a guerra na galáxia. No momento que ele explica isso para Kirk e Spock, ele faz a revelação que me provocou arrepios em todos os pelos do corpo... preparem-se... "MEU NOME É KHAN". ISSO MESMO. KHAN! Após isso o filme já conquistou espaço no meu coração, já era.



 O resto do elenco mais veterano, John Cho (Sulu), Zoe Saldana (Uhura), Karl Urban (McCoy), Simon Pegg (Scotty), Anton Yelchin (Chekov) e Bruce Greeenwood (Pike) estão ótimos como sempre, não tenho nenhuma ressalva a se fazer. E o mesmo vale aos novatos, o eterno RoboCop Peter Weller (Marcus) e Alice Eve (Carol) que não deixam nada a desejar. Ou seja, o filme todo, como o de 2009, está muito bom, me divertiu pra caramba com suas cenas de ação e também com as mais tranquilas, por assim dizer.

 As únicas críticas que tenho que fazer é que, mesmo a "morte" de Kirk sendo referencia à de Spock em "Wrath of Khan" todos sabiam que ele, como um dos protagonistas iria voltar, pra mim aquilo chegou a emocionar, porém foi meio desnecessário para nós... Mas por outro lado pode ter servido como impulso ao Spock, que foi caçar Khan sozinho e com fúria nos olhos, fazendo o que era preciso para prendê-lo.

 A outra nem é sobre o filme em si, mas sim ao cinema em que eu fui, as caixas de som de lá são péssimas e não consegui ouvir nada em alguma partes de diálogo, parabéns, senhores.


 Concluindo, o filme está demais, recomendo a todos verem e ainda mais aos fãs desse universo, que além de algo muito bom, encontrará várias referencias aos filmes antigos. Além da Escuridão - Star Trek serviu para eu lavar Iron Man 3 da mente, felizmente de uma forma ótima chegando até a superar o filme anterior. Obrigado, J.J. Abrams.

2 comentários :

  1. Achei o filme sensacional, não sei se fui só eu, mas ri em várias partes com o Spock, por causa dessa "compulsividade em seguir regras", como o Kirk mesmo menciona. O enredo é incrível, e ver o Spock gritando ao ver o Kirk morto é demais, mostra que ainda existem coisas pelo qual ele não consegue omitir os sentimentos.

    No mais, ótima resenha, sr!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também ri muito, ainda mais quando o Kirk e o Spock discutem antes daquela reunião.

      E realmente, na hora que o Spock gritou foi uma coisa muito incrível.

      Muito obrigado!

      Excluir