14 de janeiro de 2016

Senta que lá vem resenha: Os Oito Odiados

Nenhum comentário :
 Há muito tempo eu estava aguardando para ver este filme e agora que finalmente o vi, mais uma fiz uma humilde resenha para vocês lerem.


 Os Oito Odiados é um filme americano de faroeste, escrito e dirigido por Quentin Tarantino. A história acontece após a Gurra Civil em Wyoming e retrata oito refugiados dentro de um local de parada de carruagens numa montanha durante uma bruta tempestade de neve.

 Em seu elenco temos Samuel L. Jackson (Major Warren), Kurt Russel (John Ruth), Jennifer Jason Leigh (Daisy Domergue), Walton Goggins (Chris Mannix), Demián Bichir (Bob), Tim Roth (Oswaldo Mobray), Michael Madsen (Joe Gage), Bruce Dern (General Smithers), James Parks (O.B.) e Channing Tatum (Jody Domergue).

 Desde sua abertura até seu final, as atuações (de todos, sem exceção) estão incríveis. Não teve um ator que eu fiquei decepcionado pensando que o mesmo estava fraco porque todos encarnaram de uma forma bastante impressionante os personagens que interpretaram.

 Eu adorei todos no filme, principalmente Samuel L. Jackson que teve seu maior papel num filme do diretor. Mas sem esquecer, devemos dar a Walton Goggins créditos porque ele era o ator que eu menos imaginava que entregaria uma das melhores atuações do elenco.

 Para colaborar com os personagens e com o clima do filme, Ennio Morricone nos mostra um dos seus mais lindos trabalhos e você ficará marcado logo na introdução do filme. Essa trilha sonora combinou tanto com a obra que eu tive que adquiri-la logo depois que eu assisti, porque ela se torna praticamente um dos personagens. A tensão que as músicas colocam já te passam a impressão de que a cobra vai fumar a qualquer momento e é melhor você ficar atento.


 Apesar de Oito Odiados ser o filme com menos cenários de Tarantino, ele acaba tornando-se bastante divertido e interessante de ver justamente por causa disso, dos personagens extremamente bem desenvolvidos e interessantes. Você não vai ver nenhum que grite "sou o herói" ou "sou o vilão", cada qual tem suas (poucas) qualidades e seus (muitos) defeitos e foi essa premissa que o diretor quis trazer para nós: O que aconteceria se você colocasse 8 pessoas, das mais sujas e odiáveis, num lugar fechado por uma noite?

 Este filme, aliás, poderia ser muito bem uma peça de teatro. É tão simples, mas ao mesmo tempo tão bem desenvolvido (sejam os personagens ou a história) que Tarantino não teria dificuldade em transferir isso ao teatro. É até claro dizer que o objetivo dele foi mesmo passar essa impressão.

 Os diálogos espertos estão ali, você pode pensar que eles não são iguais aos dos filmes antigos, mas já pararam para pensar que isso é uma obra diferente? Tarantino ainda mostra bastante forma na hora de escrever as cenas, interações com os personagens e os ângulos em que veremos tudo acontecer na nossa tela. É até revigorante ver uma obra desta nos cinemas atualmente, sem usos exagerados de CGI, sem explosões, com apenas interações entre degenerados do velho oeste.


 O filme tem muitos diálogos racistas, mas vocês tem que entender que não quer dizer que o diretor seja racista. A própria sinopse do filme já te faz entender que os personagens são pessoas repulsivas, somando ao fato do racismo extremamente forte que existia na época. Não é hora de interpretar isto como um erro e sim como um relato de como a humanidade já foi um lixo enorme (não que ainda não seja) e de como melhoramos desde então. Não estão lá para te divertirem, mas sim pra mostrar como pessoas podem ser cruéis.

 Uma coisa que devemos notar é como Tarantino usa elementos da metalinguagem, como ele nunca fez antes em seus filmes. Um exemplo disso é quando chegamos num determinado capítulo e temos uma narração (dele próprio, quebrando a quarta parede) nos explicando alguns elementos novos da história para nos atualizar.


 Os Oito Odiados é uma história brutal e cruel que mostra sem ter medo a brutalidade em que pessoas podem chegar, mas ao mesmo tempo é interessante e tem muitos momentos divertidos de se ver. É um filme ótimo, que mostra que Tarantino ainda sabe fazer excelentes produções.

 Aliás já notaram como esse filme faz umas siglas legais? Em inglês ele pode ser THE ou em português ele fica OOO. Eu acho que você deveria usar OOO porque é bem mais legal. Enfim, até a próxima, caro leitor!

Nenhum comentário :

Postar um comentário