14 de julho de 2013

Senta que lá vem resenha: O Homem de Aço

2 comentários :
 Acho que nem precisa explicar nada sobre a história de origem ou sobre o personagem em si, correto? Todos conhecem este que é o maior exemplo para a humanidade seguir e tal, pretendo falar de uma forma abrangente, espero que gostem.


 O filme, dirigido por Zack Snyder nos dá uma visão maior de como é Krypton, de como o planeta funciona, mostra vários locais antes nunca conhecidos no cinema e apesar do planeta ainda estar condenado à destruição, a forma que é abordado mostra que é tudo bem mais complexo do que simplesmente "o planeta vai explodir".

 A obra em si mantém tudo conectado a todo instante, é totalmente explicado o fato de Zod "atacar" Krypton, a decisão de Jor-El e da Lara, as viagens de Clark pelo mundo ajudando as pessoas, Lois Lane investigando e os dois destinos se encontrando, é tudo muito bem montado para dar uma sentido maior a história do filme.


 Além de tudo, Homem de Aço faz um uso grande de flashbacks, contando mais da historia do Clark na Terra, mostrando tudo que ele teve que passar quando era mais jovem e também as escolhas morais que eram colocadas em sua frente... ser ou não ser alguém bom? O filme tem várias partes de diálogos fortes e importantes pra criação da personalidade do protagonista, e admito que me emocionei em várias partes do filme.

 Henry Cavill está inegavelmente incrível como Clark/Superman. Ele incorporou o super-herói de uma forma fenomenal, o ar de herói que ele emana combina com todas as situações que o filme joga pro personagem, ouso até a dizer que ele se saiu um Superman talvez até melhor que o de Christopher Reeve.


 Lois Lane, interpretada pela ótima Amy Adams é a melhor Lois que vimos no cinema (não que fosse difícil) é corajosa mas ao mesmo tempo inteligente. Apenas reitero que em algumas partes ela parecia até "super-poderosa", como na hora em que ela sobe aquela montanha de gelo ou quando aparece DO NADA o final para abraçar Superman, acredito que forçaram um pouco nesse quesito.

 O que falar de Michael Shannon? Totalmente ameaçador como General Zod, todas as suas cenas são incrivelmente legais, ainda mais a luta contra o Superman, que é basicamente épica e destrutiva, foi um vilão muito bem escolhido para o filme que teve um final justificado.

 Claro que o elenco de menor importância está muito bom também, Diane Lane e Kevin Costner, ambos como Martha e Jonathan Kent conseguiram se sair muito bem nos papéis. O mesmo para Russel Crowe como Jor-El e Ayelet Zuerar como Lara, totalmente impecáveis, embora eu tenha achado que a Lara foi completamente excluída em algumas partes do filme, já que deram muita atenção somente para Jor-El.

"Calma, Faora, cuidado com a Lois"
 Agora... uma atriz que merece certa atenção e que na minha opinião roubou todas as cenas em que participou foi Antje Traue como Faora-Ul. Ela me surpreendeu positivamente, está ameaçadora igual Zod e totalmente chutadora de bundas, participando de uma das cenas de luta mais legais do filme e também tem um diálogo moral com Clark que é muito bacana. Falando em cenas de luta...

 Não duvido que Zack Snyder seja fã de Dragon Ball Z ou então tenha chamado o próprio Akira Toriyama para dirigi-las, porque elas estão grandiosas e completamente destrutivas. E não se enganem com a imagem ruim que Superman Returns deixou, nesse filme Kal realmente parte pra porradaria e manda soco até dizer chega, sua luta contra Zod é praticamente um combate de deuses kryptonianos apenas melhorado pelas incríveis músicas.

Zod e Faora (sim, de novo, estou gamado).
 Hans Zimmer mais uma vez marca presença num blockbuster, fazendo o que sabe fazer melhor: trilhas sonoras MARAVILHOSAS. Dessa vez ele nos proporciona músicas extremamente tocantes, emocionantes e cheias de glória.

 Concluindo, gostei MUITO desse filme, valeu cada centavo pago. Apesar de eu achar a quantidade de flashbacks meio grande, de nenhuma forma prejudica demais a narrativa e até ajuda a fermentar a história do Clark. Outra coisa é Lois gritando "Clark! Clark!" aos mil ventos, calma aí, Lane, olha a identidade secreta!

 É uma abordagem diferente do Superman, uma sociedade mais real, mais humana e é o filme que ele merecia, concentrou-se mais nas origens alienígenas dele e apresentou esse ideal da inspiração que ele passa. Agora só resta aguardar o filme que dará sequencia para este: Batman v Superman: Dawn of Justice! Até lá!

2 comentários :

  1. Filme muito bom. Gostei do elenco, a direção foi boa, os flashbacks foram sutis. Boa resenha, parabéns.

    ResponderExcluir