12 de julho de 2013

Crash Bandicoot, onde está você?

Nenhum comentário :
Pra quem não conhece, Crash Bandicoot é uma franquia de games que antigamente era exclusiva do PS1, Crash foi criado por Andy Gavin e Jason Rubin enquanto estavam trabalhando na Naughty Dog. Esta última criou os melhores games de Crash, que são "Crash Bandicoot, Crash Bandicoot 2: Cortex Strikes Back, Crash Bandicoot 3: Warped e Crash Team Racing".


A partir daí a série passou de produtora para produtora (atualmente está nas mãos da Activision) e teve games em diversas plataformas alterando seus gêneros. A série principal teve seu último game em 2008, criado pela Radical Entertainment e nomeado como "Crash: Mind over Mutant", um beat 'em up bem chatinho de jogar.

Na minha opinião, Crash Bandicoot após a saída da Naughty Dog ficou lamentável. A qualidade dos games decaiu demais e embora distraissem nas primeiras horas, não eram nada comparados aos de PS1 que até hoje são divertidos pra caramba e chamo até de uma das melhores franquias da era do PlayStation.

Na verdade, acho que os Crashs mais toleráveis da era PS2 (vou separar as eras do Crash entre PS1 e PS2, se não gostou pega eu) foram o Crash Tag Team Racing, The Wrath of Cortex e Twinsanity. FIM. Justamente, essa queda na qualidade dos games reflete no excesso de troca de produtoras, sendo que cada uma tentava colocar um estilo diferente nos games e assim criou uma franquia meio desconfigurada de seu padrão.


Apesar da era PS2 do Crash ter andando aos trancos e barrancos (nem falo nada do Crash Nitro Kart) era esperado pelo menos um ou dois games do Crash para a geração PS3. Mas infelizmente não tivemos nada, somente um projeto chamado "Crash Team Racing 2010" que foi logo engavetado e ficou por isso mesmo. Crash foi totalmente colocado no gelo.

Isso tudo será descaso ou medo de errar mais? Eu me pergunto porque raios simplesmente excluíram Crash da existência e sequer tentaram fazer algum outro game dele. Eu curto demais essa franquia e assim como muita gente, ia amar rever Crash e sua dancinha totalmente tosca na TV novamente.

Eu ainda acho que a Sony e a Naughty Dog deviam pegar os direitos do Crash de volta e iniciar uma nova era (na nova geração de consoles) pro marsupial mais querido do mundo dos games. Eles vão saber o que fazer.

Nenhum comentário :

Postar um comentário