28 de setembro de 2013

Senta que lá vem resenha: Grand Theft Auto V

3 comentários :
 É, pessoal, nem parece que demorou tanto assim desde o anúncio do game em 2011, não? Finalmente pude colocar minhas mãos nessa beleza e agora falo, sem spoiler nenhum, o que estou achando do game.


 Grand Theft Auto V é um game mundo aberto em que você encarna três assaltantes distintos em várias missões e tarefas em todo o mapa. Foi feito pela Rockstar North e publicado pela Rockstar Games, teve seu lançamento no dia 17 de Setembro deste ano (dia 19 aqui no Brasil) para PS3 e X360.

 A primeira inovação que a Rockstar traz é a possibilidade de poder controlar mais de um personagem principal, agora temos nada menos que três, cada um tendo seu núcleo de amigos/família, missões e personalidades, mas infelizmente não começamos já com os três liberados para uso.

 Franklin, é o rapaz que mora na periferia, está farto de só ficar em disputas de gangsters pela cidade e almeja algo grande e que dê dinheiro sem sair morto no processo, para assim crescer na vida.

 Michael é um ex-assaltante que foi pego e agora faz parte de um acordo estranho que envolve proteção de testemunhas, ao mesmo tempo ele enfrenta uma crise de meia idade e tem problemas temperamentais. Porém, uma oportunidade de retornar à velha vida de assaltos surge.

 E o Trevor, o maluco melhor amigo de Michael que vai fazer de tudo para sua empresa "Trevor Philips Enterprise" dar certo, além de tentar conseguir sócios, vai também conseguir muitos inimigos com o seu jeito explosivo e psicótico de ser.


Dublagem

 Algo que já começo dando importância é o trabalho espetacular que a Rockstar conseguiu fazer com as vozes desse jogo, dando mais importância aos principais, Ned Luke (Michael), Shawn Fonteno (Franklin) e Steven Ogg (Trevor).

 Cada um dos três dubladores consegue passar a emoção e o estilo de seu personagem, Michael tem aquela voz "sábia", Franklin é cheio de gírias características, e Trevor tem toda uma voz agressiva, cheia de grunhidos ameaçadores, é muito engraçado.

 Não esquecendo também dos personagens menores, como a família de Michael, todos muito bem dublados, salientando Michal Sinnot, que faz a voz irritante da filha dele, Tracey. Os personagens que passam missões e os pedestres também estão muito bem dublados, a Rockstar realmente não deixou passar um detalhe fora da vista.

Tradução para o português

 Algo que mandaram bem é nessa tradução, sério mesmo. Não vi nenhum erro de português até onde joguei, tudo está otimamente traduzido, as gírias e termos que geralmente todos os brasileiros usam para zoar ou quando estão bravos estão lá.

 Como, por exemplo quando o personagem morre, em vez de aparecer na tela um "wasted", você verá um "se fodeu", e quando é preso, surgirá um "perdeu, playboy" em vez de busted. São detalhes assim que deixam a tradução ainda mais divertida.

 Tem apenas uma coisa estranha que eu notei, um dos personagens chama os policiais de "gambé", por Zeus, garimparam fundo essa gíria, hein?

Jogabilidade

 O controle dos personagens a pé está ligeiramente melhor do que nos games anteriores do estúdio, cada personagem tem suas características e sentimos isso de uma forma muito bem feita. Cada um deles tem seu jeito próprio de andar, segurar sua arma e de interagir com o mundo; por exemplo, Michael/Franklin cumprimentam várias pessoas na rua enquanto Trevor provoca e as ameaça.

 A mecânica de tiro e cobertura foi muito bem evoluída comparando ao GTA IV, a Rockstar sabiamente pegou emprestado de Red Dead Redemption o modo que o personagem se cobre para evitar tiros, dessa forma os tiroteios ficaram muito mais legais e dinâmicos.


 Ainda falando das armas, o arsenal que temos à disposição na Ammu-Nation mais próxima é um dos maiores já vistos em um game da série. Podemos comprar pistolas, carabinas, metralhadoras, rifles, lançadores de granadas, lançadores de mísseis, cassetetes, facas, tasers, granadas, bombas adesivas, gás lacrimogênio e gasolina (isso mesmo, podemos fazer um traço de gasolina, acender ele com alguma arma e ver tudo ir pros ares!).

 Uma coisa interessante é a possibilidade de troca entre os três personagens em qualquer hora do game, nessas e outras, quando troco, por exemplo, de Michael para Trevor, nosso querido psicopata pode estar jogando alguém da ponte ou mesmo acordando só de cueca do alto de uma montanha. Tudo em nome da possibilidade de simular a vida entra eles, dando a entender que os personagens continuam curtindo San Andreas mesmo o jogador não controlando eles no momento.

Veículos

 A Rockstar também atualizou o controle dos carros, abandonando a forma barco numa pista de sabão como foi em seu antecessor. Agora é mais parecido com um game de corrida (graças a experiência do estúdio com Midnight Club), cada carro tem seu peso e sua forma de guiá-lo, o que deixou tudo bem melhor.

 Como eu já disse em vários textos, esse é o GTA que mais temos veículos a controlar, como carros, motos, camionetes, ônibus, lanchas, jet-skis, helicópteros e finalmente tivemos a volta dos aviões, quadriciclos, trens e bicicletas. Além de termos o submarino fazendo sua estreia na franquia, já que agora podemos explorar o fundo do mar atrás de tesouros, e acredite, é tão belo quanto a superfície.


 Tudo está muito simples e legal de ser dirigido, não tendo muito segredo, mas acredito que a maioria ainda vai levar um tempo para aprender a controlar o helicóptero, que as vezes balança demais e atrapalha o jogador.

O mundo

 O mundo de GTA V é de longe o mais vivo já visto em um game da franquia. Sério. Temos pessoas caminhando na cidade, cortando grama, pregando coisas, falando no celular, conversando entre si, comendo, tomando sol  e muitas outras coisas.


 A cidade de Los Santos é colorida e cheia de vários elementos que a tornam melhor que Liberty City de GTA IV, quando vamos a bairros mais ricos, é normal ver pessoas bem vestidas, assim como quando chegamos na periferias, a maior quantidade de pessoas que lá vivem, obviamente, não são de uma boa classe social.

 A região do deserto de Blane County também chama a atenção, Sandy Shores (a cidade onde Trevor vive) é totalmente caipira, e lá vemos várias figuras engraçadas e totalmente únicas, assim como animais característicos de climas secos.

 Senti muita falta dessa diferença de cenários nos games da série, e claro que é definitivamente um ponto altíssimo. Não tem nada melhor que colocar a rádio de música country, Rebel Radio (um de meus gêneros preferidos) e sair por aí andando nas estradas em meio a florestas, fazendas e montanhas.


 Também temos vários eventos aleatórios, como assaltos de bicicleta, carros e alguns bandidos também saem correndo, cabe ao jogador parar os meliantes e devolver (ou não) o que foi roubado para as pessoas que gritaram por ajuda. Aqui vai uma dica, sempre faça boas ações, algumas das pessoas que você ajuda podem te dar recompensas tempos depois.

 Quando estamos viajando pela área rural, é normal ver animais correndo pelas florestas e campos ou mesmo pessoas pedindo carona para o jogador, cabe a você levá-las onde elas pedem ou então entregá-las a um culto "Altruísta" em troca de dinheiro.

 Além de tudo isso, também podemos ligar para os amigos do personagem em si e chamá-los para sair a clubes de striptease, beber, jogar tênis/golfe, etc. Ou mesmo sair por aí destruindo tudo e causando o caos em San Andreas.

Missões principais

 Logo de cara vemos que GTA V tem umas 20 missões a menos do que o IV, mas não se deixe enganar por isso, elas estão muito mais divertidas, criativas e longas comparadas ao seu antecessor. O V atingiu um nível de diversão e ironia tão alto que digo que esse é o game mais engraçado da franquia, parabéns para a Rockstar.

 Os heists, ou golpes, como são chamados na tradução em pt-br, são extremamente divertidos de fazer, e dependendo do modo que escolhemos, temos que fazer coisas diferentes antes do grande golpe acontecer. O jogo te dá toda a tarefa de planejar e de conseguir os equipamentos necessários para tal, mas não se engane achando que é uma tarefa tediosa, é tudo muito divertido.


 Em vários momentos surgirá a opção de podermos trocar de personagens, seja em missões normais ou nos golpes, podendo alternar a perspectiva do local, por exemplo: Posso mudar para Trevor e é ele quem está controlando o helicóptero no assalto, logo depois mudo para Franklin e ele está em cima de um prédio usando um rifle de precisão, enquanto isso Michael está a bordo do helicóptero atirando nos inimigos atrás.

Tarefas secundárias

 É de longe o GTA com mais tarefas que já vi no mapa, todas são divertidíssimas e muito bem feitas. Temos corridas terrestres e marítimas, tênis, golfe, caça a recompensas, mini-games chamados Matança (devemos matar a maior quantidade de inimigos antes do tempo acabar), solucionar um mistério de um assassinato sinistro, atuar como taxista, assaltar lojinhas e muito mais.

 Além disso também existem missões com estranhos, ou "?" (outra coisa emprestada de RDR), essas pessoas nos dão diferentes tarefas, como ajudar um fotógrafo a tirar fotos de celebridades dirigindo uma moto em alta velocidade, caçar bandidos, achar partes de uma nave alienígena, etc.

Gráficos

 A melhora gráfica logo de cara já pode ser notada no prólogo do game, conseguiram otimizar de uma forma muito satisfatória comparando ao IV. GTA este que tinha gráficos piorados no PS3, porém agora com o V, os produtores aparentando já ter dominado o hardware do console da Sony, conseguindo igualar ambas as versões de PS3 e X360.


 Pode não ser um The Last of Us em padrão gráfico, porém para um game com um mapa gigantesco, os gráficos estão lindos demais de se ver. Efeitos de sol, sombra, detalhes nas ruas, pessoas, roupas o nível de dano do carro, tudo exigindo o máximo que os consoles dessa geração podem oferecer, e sem nenhum slowdown. Até o efeito da explosão foi melhorado, tudo com o intuito de deixar as coisas mais reais ao jogador.

Trilha sonora

 Algo incrível que deve ser lembrado, de fato. Todas as rádios estão muito divertidas, com comentários e entrevistas legais, mas o que mais se destaca MESMO são as faixas que que os apresentadores colocam, muitas são dignas de colocar na pista e ficar curtindo as músicas, como já citei, a minha preferida para tal coisa é a Rebel Radio.

 Mas uma inovação que também se destaca é que agora nas missões temos trilhas sonoras originais, feitas especialmente para aquelas situações, deixando tudo mais tenso ou mais engraçado. Nas perseguições com a polícia, caso você não esteja ouvindo nada, riffs com guitarras serão ativados, indicando que a ação está chegando.

Habilidades e customização

 Elas voltaram, pessoal! Muitos gostam de GTA San Andreas pelos seus elementos de RPG, em que podíamos evoluir o personagem principal, CJ, em várias categorias, como direção, tiro, corrida, etc.

 Algo que fez muita falta em GTA IV foi a possibilidade de podermos fazer isso com o nosso personagem conforme fossemos fazendo coisas, e isso voltou com sucesso em GTA V. Cada um dos três protagonistas já começa com habilidades diferentes quase em seu máximo, para mostrar que eles são diferentes e que precisam evoluir no que ainda são fracos para terem sucesso em suas missões.

 Pegando algumas de exemplo: Conforme vamos dirigindo, atirando, nadando, correndo as respectivas habilidades (direção, tiro, fôlego e resistência) vão aumentando até chegar ao status 100.

 A Rockstar decidiu colocar mais coisas para diferenciar os personagens, então cada um tem uma habilidade especial diferente. Franklin pode deixar a câmera lenta enquanto dirige, Michael pode fazer o mesmo enquanto atira (algo como o bullet time de Max Payne) e Trevor ativa um modo berserk em que recebe menos dano e seu ataque aumenta, deixando-o mais maluco do que já é! Ponto para a Rockstar!


 O panteão de customização de personagens também voltou com muito estilo, temos MUITAS roupas de diferentes estilos, seja mais esportivo, nerds, casuais, a rigor, podendo usar bonés e óculos também. Sem contar que também podemos tunar todos os carros que conseguimos.

 Seu personagem também pode ganhar tatuagens nos braços, pernas, torso e também diferentes penteados e estilos de barba, tudo em nome da criatividade do jogador.

 Não consigo ver pontos negativos gritantes, a não ser alguns detalhes muito raros na renderização e infelizmente, como nada é perfeito a garagem do game está bugada e pode não salvar os veículos que você roubar, a Rockstar já está ciente desse problema e trabalha em um patch de correção.

 Grand Theft Auto V é novamente o melhor em sua categoria, não te deixando desgrudar em nenhum momento da tela. O humor negro, as críticas às redes sociais do momento, Apple e a vida americana (seja a vida mais rica até a mais pobre) mostram que a Rockstar está em sua melhor forma. Nunca ri tanto com um game de GTA!

 A Rockstar conseguiu nos brindar com uma das maiores experiências que já vi em um jogo, e tudo isso ainda na sétima geração, nem preciso dizer que estou gostando muito do game e quando lançarem o GTA Online, também teremos uma resenha. Até lá!

3 comentários :

  1. A resenha não poderia ser melhor. (:
    Só aumentou mais a minha vontade de jogar, tô vendo que o jogo terá de tudo pra me impedir em jogar a campanha principal. Parabéns!

    ResponderExcluir