5 de outubro de 2013

Sabia mais sobre o Steam OS, o sistema operacional da Valve!

Nenhum comentário :
É pessoal, parece que a Valve está fazendo uma jogada deveras interessante para não ficar atrás, e devo dizer que é realmente uma ótima ideia.

O nome do sistema, será, obviamente, Steam OS, o objetivo da empresa é construir uma arquitetura totalmente voltada para os games e uma interface doméstica e que seja acessível para toda a família (que bonitinho).


Tudo começou quando a Valve notou uma pequena deficiência no mercado de games para PC, foi aí que surgiu o programa chamado Steam, que tratava de venda e gerenciamentos de games em formato digital. Hoje em dia o Steam cresceu e além de existir para Windows, também tem sua versão para MAC, com sua conta funcionando nos dois sistema operacionais, podendo usar os games onde quiser.

O objetivo do Steam OS é descolar-se dos sistemas operacionais já existentes, sendo assim, com sua tecnologia baseada no Linux, o usuário só precisa de um computador com uma boa placa de vídeo. O aparelho poderá ser conectado em sua televisão e gerenciado a partir de sistema multimídia, deixando tudo mais fácil para você, seus parentes e amigos.

Como nem tudo são flores, o sistema Linux não suporta a maioria dos games modernos, fazendo muitos jogadores darem preferência ao Windows. Porém, a Valve está trabalhando para resolver esta pequena picuinha. Centenas de games disponíveis no Steam já foram adaptados para rodar normalmente no Steam OS, e mais virão!

O Steam utiliza de perfis em nuvem, seu perfil e suas configuração de jogo são salvos diretamente em servidores da Valve, ou seja, tudo está bem seguro. Através disso, é possível acessar ao seu antigo perfil diretamente no Steam OS, sem perda de dados ou criação de novas contas. Demais!


Para a surpresa de todos, a Valve também anunciou o seu próprio joystick, mas, ao invés de manter os dois analógicos, como a maioria das empresas faz, eles colocaram "trackpads" que oferecem a agilidade de um mouse e as vantagens de um controle. Pessoalmente achei isso meio estranho e não sei se cairá no gosto de todos, mas veremos como ele se sai.

Terminando, a Valve também possibilitará aos desenvolvedores indies criarem seus próprios games hipsters, tudo isso de uma forma gratuita.

Eu estou muito animado com esse sistema, trará mais inovações para os anos que se seguem, e é isso o que o mercado precisa e sempre pede: novidades. O SteamOS, ainda sem data de lançamento definida, será totalmente gratuito.

Nenhum comentário :

Postar um comentário