24 de novembro de 2013

Senta que lá vem resenha: The Day of the Doctor

2 comentários :
 E lá vamos nós para a resenha do evento que todos os fãs de Doctor Who (eu incluso) aguardavam ansiosamente desde o final da sétima temporada, que aconteceu em maio deste ano. Já avisando que a resenha terá spoilers.


 Comemorando o aniversário de 50 anos dessa ótima série, The Day of the Doctor é um episódio especial escrito pelo atual showrunner, Steven "Mind Fucker" Moffat, também atuando como produtor executivo junto com Faith Penhale. Foi exibido no dia 23 de Novembro na BBC e também em cinemas pelo mundo todo.

 O especial de 50 anos celebra o encontro de vários Doctors, contando com o 11th Doctor (Matt Smith), Clara (Jenna-Louise Coleman), 10th Doctor (David Tennant), Bad Wolf/Rose/The Moment (epa) (Billie Piper), War Doctor (John Hurt), Elizabeth 1 (Joanna Page), Kate Lethbridge-Stewart (Jemma Redgrave), Tom (Tristan Beint), Osgood (Ingrid Oliver) e Curator/Doctor aposentado/Mande sua teoria (Tom Baker).

 Eu achei o especial deveras divertido para todo mundo, e além de tudo, muito interessante para todos os fãs da série. Moffat nos deu um verdadeiro banquete de serviço aos fãs, várias referências e aparições de Doctors da série clássica (e também atual) marcam esse especial como algo muito legal de se ver, ainda mais ao seu final em que temos a célebre aparição do grande Tom Baker!

 Ainda tenho minhas dúvidas se aquele era mesmo o 4th Doctor ou não, mas o 11th diz que "Nunca esquece um rosto", então o senhor rebate "Eu sei que não, e nos anos que virão você pode se encontrar revisitando alguns. Mas apenas... os velhos favoritos, hã?". Aquele senhor pode ser o próprio Doctor anos a frente, imaginem que ele pensou em se aposentar, ou algo parecido, e decidiu regenerar-se em uma versão que ele gostou muito, só que mais envelhecida para assim descansar.


 Smith e Tennant mostram um ótimo entrosamento em cena, sem dúvida. É totalmente incrível ver mais de um Doctor em cena novamente, já até vale assistir o especial somente por isso, sorte nossa que ainda há muito mais o que aproveitar e.

 Em todas as partes que eles aparecem juntos é divertido de ver seus versões interagirem, fazer piadinhas com o visual do outro ou mesmo comparar screwdrivers... todos entendemos essa piadinha de duplo sentido aí, Sr. Moffat!


 Outra aparição que me surpreendeu muito foi a de Piper, ela não estava interpretando Rose Tyler, mas sim um tipo de consciência da arma The Moment, denominada Bad Wolf. O que até entendemos, já que a mesma estava presa em um outro universo, porém não pude deixar de ficar meio decepcionado, confesso. Além do mais, ela estava muito bem no especial, assim como todos os outros personagens.

 Clara também estava ótimo nesse especial, apesar de não ter um papel tãão grandioso, as cenas em que a personagem toma atitude mostra bem a personalidade esperta e sagaz que a garota impossível sempre teve.


 Uma das grandes estrelas do especial com certeza foi John Hurt e seu War Doctor, mostrando nesse especial que a personalidade dele não era tão dramática como imaginávamos ser ao final da sétima temporada. Suas conversas com os outros Doctors são muito interessantes, algumas até bem engraçadas e era isso que todos esperavam, um especial que nos divertisse, acima de tudo.

 Todo o background é interessante, o espírito Bad Wolf cria uma conexão para o War Doctor ver que tipo de homens ele se tornará caso escolha destruir Gallifrey. Achei muito interessante como Moffat fez para montar toda a linha do tempo dos três Doctors em uma só e também mostrar como a Bad Wolf consegue manipular facilmente a trava do tempo que estava em Gallifrey como também o tempo em si.

 A trama em si mostra os vilões Daleks e Zygons, vilões há muito tempo desaparecidos da série, e são esses últimos citados que movimentam toda a trama do especial.


 Algumas partes ficaram um pouco confusas para mim, em primeira instância pelo menos, como por exemplo: Quando todos os Doctors atuam juntos para salvar Gallifrey e jogar o planeta num outro "espaço" do universo, nenhuma das versões tinha certeza de que poderia dar certo, tanto que War Doctor chega a dizer que quando ele for embora, não se lembrará de que tentaram fazer isso, então... para ele, Gallifrey terá sido destruída.

 O que já serve como construção dos próximos Doctors, principalmente do 9th, que é a versão pós-guerra e consequentemente a mais abalada por ela. Como tudo isso foi apagado e Gallifrey sumiu, ele acredita que a mesma foi destruída, isso até que faz algum sentido, mas você tem que pensar mais um pouco para chegar nesta conclusão, afinal, Moffat nunca deu nada de bandeja para nós.

 O especial em si é muito bem feito, apesar dessas pequenas confusões, rapidamente sanadas com um pouco de lógica, The Day of the Doctor entrega tudo o que esperamos de um grande episódio: a reunião divertida de múltiplas versões do Doctor.


 Algo que também traz um pouco de confusão é sobre "The End of Time", mais precisamente quando os Time Lords no conselho tentam ir para a terra. É de se entender que nesse momento, eles não sabiam que vários Doctors estavam prestes a fazer aquilo, muito menos o 10th daquele momento sabia, já que sua memória havia sido apagada.

 Através de conversas com amigos, conclui que aquela atitude de Rassilon foi mesmo por vontade própria, pois ele queria se salvar, sem saber que Gallifrey iria para um universo compacto em breve. Mas o 10th com a ajuda do Master impediu isso e todos foram mandados de volta ao planeta (ou não?). Uma deixa enorme para a possível volta do vilão, hein?

 A respeito da contagem de regenerações, ainda acredito que o War Doctor não conta como regeneração "oficial", ficando algo como: 1st, 2nd, 3rd, 4th, 5th, 6th, 7th, 8th, War, 9th, 10th, 11th e 12th. Para evitar maiores confusões e não necessárias alterações de contagem na série.


 Para finalizar, a cena em que todos os Doctors se reúnem para salvar seu planeta natal é simplesmente linda e quando você acha que não pode ser mais surpreendido... BAM! Peter Capaldi surge (mesmo que rapidamente)! Apesar dessa parte ter sido totalmente para os fãs pois mostra todos os Doctors, achei que faltou um pouco mais de explicação no fato de como todos os Doctors sabiam do plano de salvar Gallifrey e como conseguiram chegar até lá.

 A respeito disso só tenho a falar: "EU DISSE!" Sabia que o Doctor iria, de alguma forma, conseguir trazer Gallifrey de volta da Time War, justamente porque lembro do Moffat dizendo que esse especial mudaria para sempre a história de Doctor Who!

 Como já mencionado, ao final o 4th Doctor (ou não) aparece e diz ao 11th que há uma chance de trazer Gallifrey de volta, pois o plano realmente deu certo! Só posso concluir que isso será mostrado no especial de natal em dezembro! Claro, com Moffat nada será fácil, temos uma regeneração a caminho, mas acredito eu, que esse especial será ainda melhor. Allons-y!

2 comentários :

  1. Sei não hein... o Matt Smith é a menina dos olhos do Moffat e to achando que ele vai fazer esse especial de natal tão motherfuckermente quanto o especial. O Matt Smith merece (e nós também)!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como eu disse, acho que o especial de natal erá ainda melhor que esse de 50 anos! Só aguardar!

      Excluir