16 de fevereiro de 2014

A preguiça de pensar

Nenhum comentário :
 Você volta animado de um filme, estão conversando sobre os possíveis buracos de roteiro nele existentes e como são uma droga e deixaram o filme ruim?

 Possivelmente a pessoa é tão relaxada em seus pensamentos que espera que TUDO num filme seja magistralmente explicado e mostrado, porque se não, de acordo com a visão dela, isso não aconteceu e é um buraco de roteiro.

 O que o pessoal tem que entender é que isso é uma saída muito comum que vários diretores e roteiristas usam. Eles acham melhor deixar as coisas nas entrelinhas do que mostrar tudo, mesmo porque isso levaria mais tempo do que é permitido para o filme e poderia até atrapalhar o desenvolvimento. Essas estratégias de roteiro, essas lacunas propositais, são feitas para passar a ideia para o espectador e fazê-lo imaginar e criar suas próprias teorias sobre o que pode ter acontecido. Aqui vai um exemplo:

 No primeiro RoboCop temos uma perseguição. Lois e Murphy seguem os bandidos de Boddicker até que algo acontece e eles param, porém os bandidos seguem a frente. A cena muda (prestem atenção), os policiais tendo seguido os bandidos até uma fábrica abandonada, adentram ela. Logo você imagina que não deve ter passado muito tempo a ponto dos bandidos terem se ajeitado dentro da fábrica e que pode ser um erro apressado de continuidade, correto? NÃO.


 Como vemos numa cena, apenas dois bandidos estão num tipo de sala de TV improvisada, justamente porque são iscas (o filme não dá a entender isso, você tem que chegar a esta conclusão), quando Murphy chega para aprisioná-los, vários outros bandidos chegam DO NADA e o rendem. O que me fez entender que foi uma emboscada bem orquestrada por parte deles, mas que muitos, infelizmente, acham que é erro "temporal" de roteiro, pois tudo é feito às pressas. Mas, quando Murphy entrou lá dentro, ele já estava condenado.

 Outro exemplo, dessa vez em Homem de Aço, é quando Zod leva Superman para a nave dele e para a surpresa de todos, chama Lois Lane também. O problema foi que muitos acharam que não há sentido em chamar ela, mas eis que explicarei.

 

1- Para fazer pressão psicológica e possivelmente ameaçar Superman caso o mesmo não aceitasse cooperar com os kryptonianos, pois, até então, Zod sabia que o codex estava em algum lugar e caso o Super não contasse, ele poderia simplesmente torturar ela até ele ceder. Simples assim.

2- Sondaram a mente dela em busca de mais informações sobre o próprio Superman (ela até menciona isso após um tempo) já que ela aparentava ser a humana mais próxima dele (tirando Martha Kent) para os invasores, tanto que o General foi parar no rancho Kent.

 O que estou querendo dizer para tais pessoas é: Pensem mais.

 Qualquer filme vai começar a fazer muito mais sentido para você quando resolver montar peças e criticar menos. Crie teorias, faça conexões, busque respostas condizentes ao universo do filme e seja feliz. O diretor NUNCA vai deixar tudo certinho e montado pra você satisfazer sua necessidade moral para um filme ser realmente bom.

Nenhum comentário :

Postar um comentário