9 de fevereiro de 2014

Universo Batman do Nolan: O acerto e o erro da Warner

2 comentários :
 Todos sabem que Nolan foi o diretor que conseguiu trazer Batman de volta a um patamar de respeito e popularidade, após os vergonhosos filmes do Schumacher, correto? Assim como todo mundo que pelo menos pesquisou um pouco, também sabe que o mesmo decidiu trazer o vigilante para um universo real, sem a existência de outros heróis.


 Em 2005 tivemos Baman Begins com Christian Bale no papel de Bruce Wayne/Batman, filme este que abriu as portas para algo incrível. Em 2008, foi a vez da sequência, The Dark Knight, em que a trama foi evoluída de forma magistral, nos dando um dos melhores filmes de super-heróis de todos os tempos. Para finalizar, em 2012, pudemos ver o encerramento da saga de Bruce Wayne com The Dark Knight Rises e assim o diretor decidiu que não faria mais filmes do Batman.

 Até aí tudo bem. Então em 2013, o filme Man of Steel foi lançado e obteve sucesso. Uma sequência foi garantida pelo estúdio antes mesmo do primeiro filme sair do cinema, e meses depois revelaram que Batman estaria nela, sendo mais experiente (e no momento parado na carreira), voltaria da aposentadoria para ensinar umas lições a Kal-El que destruiu boa parte de Metropolis. Nisso começaram a surgir boatos de que Christian Bale poderia retornar a encarnar Batman, mas não, meus caros, pois ele faz parte de um universo desconectado da "versão HQ" dos filmes. E essa foi a grande pisada na bola da DC/Warner.

 Cara, aí começa a chance perdida que a Warner tinha de unir uma já unificada e estabelecida trilogia no novo Man of Steel, pra assim criar algo supremamente (isso existe?) incrível e que seria um movimento de mestre. Mas nãããão! Aí lembramos que Nolan quis fazer um Batman isolado de toda a realidade das HQs sabe-se lá o porquê, impossibilitando assim conectar o personagem a um universo que mostra muito potencial de crescimento.

"Ali vamos colocar mais realismo pois meu universo é realista"
 Pensem comigo, temos uma trilogia com uma história incrível e ao mesmo tempo, poderiam SIM existir super-heróis em outras cidades, o que há de mal nisso? A premissa da trilogia do Nolan é muito boa, sim, mas não há muito sentido e fazer três filmaços por fazer e depois reiniciar a franquia do Batman!

 Ou então, por outro lado, poderiam nem existir heróis em outras cidades (não totalmente a tona, pelo menos, o que já facilitaria para os filmes do Nolan) e então com o surgimento de Superman, que se localizaria cronologicamente após a trilogia de Batman, os outros humanos com poderes surgiriam, tendo como fonte de inspiração o Homem de Aço.

 Voltando ao assunto do Batman do Nolan, tudo já estaria estabelecido e pronto, Bruce sairia da aposentadoria que estava curtindo com a Selina após ver que um novo e poderoso herói surgiu, e que se não for alertado, pode cometer ainda mais destruições. Essa seria a oportunidade perfeita de reviver o Batman Bale, que já foi aceito pelo pessoal e colocá-lo junto de um Superman que também já foi aprovado.

 No Begins ainda existia muita abertura pra criar uma história no "universo HQ" da coisa, e mesmo que fossem colocar elementos "pé no chão" ainda poderia muito bem ser ambientado em um universo mais propenso a ter heróis, eu não vejo como isso poderia alterar dramaticamente a trilogia do Batman, na verdade teria somente a acrescentar.


 Não me entendam mal, eu curto muito os filmes do Nolan, incluindo esses três, porém como disse neste texto, perderam uma oportunidade gigante de já ter iniciado com tudo o universo DC nos cinemas e de quebra não ficariam tão pra trás comparados com a Marvel, né? Claro que poderiam não ter pensando em expandir o universo naquela época, mas mesmo assim, deixar algo ser feito num universo "fora da HQ" foi um desperdício, não importa quão boa tenha sido a franquia.

 Eu estou torcendo muito para o Affleck dar certo como Batman, mas não dá pra acreditar que deixaram passar uma PUTA chance de aproveitar o universo Nolan. Estava tudo feito, tudo pronto para começar o Man of Steel 2/Superman vs Batman/chame como quiser.

 Mas enfim, espero que com esse reboot do Batman, vejamos algo mais próximo das HQs, mais vigilante detetive carrancudo, mestre nas artes marciais, aquele BATMAN que todo mundo sempre quis ver nos cinemas. Torçamos para que tudo dê certo e tenhamos um filme incrível da Liga da Justiça no futuro.

 Eu estou muito otimista no que o Snyder está fazendo, quero acreditar que teremos um Batman ainda melhor do que o anterior foi e quem tem a ganhar com isso são os fãs. Ben Affleck é um ótimo ator e boto fé de que ele não vai nos decepcionar.

2 comentários :

  1. Concordo, Colosso. A Warner perdeu muito tempo com esse Batman ~desconectado~... Mesmo assim a trilogia merece respeito, mas que fica chato pôr um novo Batman nos cinemas tão cedo, ah fica.

    ResponderExcluir