14 de fevereiro de 2015

Filmes longos são necessariamente ruins?

Um comentário :
 Essa é uma discussão que sempre vejo na "boca do povo". Eu confesso que as vezes fico com preguiça de ver algum filme com mais de 2h30min, mas na maioria eu vejo e rapaz... raramente me decepciono.


 Você já viu aqueles filmes curtos que deixam aquela vontade de "quero mais", já viu aqueles filmes desnecessariamente longos que te deixam tipo "isso não acaba nunca?". Mas também já deve ter visto aqueles filmes longos que parecem durar menos de uma hora, não? Isso meus amigos, é chamado de um filme realmente bom... um filmaço!

 Temos exemplos ruins, como os excessivamente exageradamente inutilmente longos Transformers 3 e 4. Michael Bay, na tentativa de fazer algo épico, acaba nos entregando filmes longos demais sem conteúdo algum, capaz que vários espectadores saíram surdos do cinema porque o que mais ouviram foram explosões durante 2h45min de filme.


 Filmes que só abusam de cenas de ação, roteiro burro e atrizes saradas, não devem passar de 1h30min, simplesmente porque não tem história suficiente pra manter. É só uma introdução na vida dos personagens e depois somente correria, explosão, combates e barulhos estranhos. O filme mais recente das Tartarugas Ninja ganhou pontos por ser curto, talvez os produtores sabiam realmente que o filme não era lá dos mais profundos e decidiu não perder a mão.

 Agora, eu defendo tal duração em filmes que tem conteúdo, algo pra nos mostrar que seja importante para o desenvolvimento da trama, que nos dê situações interessantes a cada minuto que passa. Filmes assim passam a sensação de ser algo com apenas 1h de duração, de tão bom que é o roteiro.


 Cito exemplos como O Poderoso Chefão, Três Homens em Conflito, Boyhood. São filmes tão carregados de história, com personagens tão cativantes que você nem acredita que tem três horas (ou quase) de duração, você mergulha no filme tornando a experiência ainda melhor.

 Eu não vejo nada de errado de qualquer filme ter quase três horas, contanto que tenha conteúdo para tal e não fique enrolando o espectador com conversas sem sentido e cenas de ação espalhafatosas. Nem todos os filmes longos são maçantes, mas tem uns que não dá. E sim, estou me dirigindo a você novamente, senhor Bay.

Um comentário :

  1. Se o filme é empolgante não de deve se ruim, e mais quando o filme é muito bom você nai quer que acabe. Vejam meu site, Adoro TV .com la tem bom conteudo sobre filmes e series

    ResponderExcluir