6 de dezembro de 2015

Senta que lá vem resenha: Hell Bent, a finale da 9ª temporada de Doctor Who

Nenhum comentário :
 Quanto tempo, caro leitor! Depois de certos problemas com inspirações, eis que volto para falar do último episódio da nona temporada de Doctor Who.


 Começo dizendo que gostei, mas não gostei da finale. Foi bastante revigorante ver Gallifrey de volta à tona na série, de forma oficial. Capaldi é capaz de fazer o Doctor demonstrar altos níveis de crueldade em seu olhar e era disso que o episódio precisava. Vimos como os Time Lords respeitam ele após ter salvado o planeta e mais importante, como isso não afetou a fúria do Doctor, a respeito da morte de Clara e toda a tortura que o fizeram passar.

 A trilha sonora também ficou bem bacana, tivemos traços do tema do 9th e 10th Doctor e uma variação meio velho oeste do tema do Doctor quando ele está no "duelo" com os soldados.


 Mas infelizmente, para mim, tiveram diversas coisas que não gostei.

 Você acha que o episódio está rumando para algo épico, porque depois do especial de 50 anos, tudo que queríamos ver era o planeta natal do Doctor de volta, mas quando temos a oportunidade de finalmente assistirmos isso, somos brindados com mais um episódio de... Clara Who!

 O Moffat moffatizou... sinceramente, quando um personagem morre, tem que ficar morto. Senti que se o showrunner queria trazer Clara de volta (ele não consegue superar, né?), poderia ser só para dar certo juízo a um enfurecido Doctor e depois seguir seu destino. Mas nãããão! Ele quer, porque quer, que a Clara seja maior do que deveria ser.

 O conceito de "finale" é dar um final a todos os pontos que a série fez em toda sua duração, amarra tudo e segue para o próximo arco na próxima temporada. Mas ao final do episódio tudo permaneceu em aberto, até mesmo coisas que NÃO deveriam ter ficado. Pra onde diabos mandaram o Rassilon? A história do híbrido foi muito mal explicada, Gallifrey simplesmente "ta lá" e agora Ashildr e Clara podem bancar as Doctoras e partir para altas aventuras.


 Para mim isso enfraqueceu imensamente o impacto da morte da Clara, agora ela, estando "presa e viva" num acontecimento fixo no tempo, mas com uma TARDIS, pode muito bem viajar pra onde quiser e ir pra Gallifrey morrer daqui, não sei... uns milhões de anos?

 Face the Raven foi feito para nos despedirmos da personagem, foi um final bonito/emocionante, mas Moffat não soube dizer adeus. Ele me parece aqueles ex-namorados que ficam perseguindo a ex depois que tudo acaba, esse sujeito realmente tem problemas em superar algo.

 No final, Doctor diz pra Clara que ela tem que se esquecer de tudo que passou com ele porque se não os Time Lords poderão rastreá-la. Então os ditos Time Lords não poderiam encontrar ela e mandar ela pra morte? Já que quem perdeu a memória foi o Doctor (?).


 Falando agora da Ary... digo Ashildr, esse episódio também arruinou o impacto dela nos episódios anteriores. Nó sabemos que apesar dela ser imortal, a personagem ainda é humana e entra muito em conflito com a sua imortalidade. Mas, ela viveu bilhões de anos, possivelmente passou milhões de anos sozinha e ela está ótima? Não está triste, depressiva nem nada?

 E o que foi aquele Rassilon? Todo o poder e imponência do presidente de Gallifrey ficou incrivelmente empobrecido por uma interpretação fraca em que pareceu que ele só era mais um Time Lord. No lugar de Timothy Dalton, ganhamos um ator aleatório tão fraco que me deixou chateado.


 A finale deveria ter se baseado apenas no Doctor e Gallifrey, os Time Lords resolvendo o que tem que resolver. Doctor extremamente enfurecido com eles, talvez sabermos mais do planeta em si, renovar o elenco, trazer alguns personagens antigos. Mas infelizmente, tivemos um final que me parecia uma fan fiction,

Nenhum comentário :

Postar um comentário