21 de janeiro de 2017

Senta que lá vem resenha: Sherlock - 4ª temporada

Nenhum comentário :
 É muito bom ter Sherlock de volta. Mas ao mesmo tempo, um certo receio paira por causa da terceira temporada e o que ela poderia significar para a historia no futuro. Contém muitos spoilers.


 Infelizmente, a quarta também não fica muito longe da terceira. A S04 não foi ruim, mas também não foi ótima. Antigamente, a série baseava-se com muito charme na resolução de crimes mais simples, orquestrados por pessoas que mesmo não sendo ameaçadoras em um nível global, passavam medo ao espectador, como por exemplo o caso do taxista serial killer.

 O primeiro problema de Sherlock pós-Moriarty é querer sempre elevar tudo que acontece em volta dos personagens em um nível gigantesco, como é o caso de Mary Watson (Amanda Abbington). No primeiro episódio, The Six Thatchers, o espectador é levado a pensar que a série voltou às suas raízes e mostra um caso peculiar que é resolvido rapidamente, para dar espaço a uma historia sobre o passado mercenário de Mary. 

 O episódio todo torna-se uma busca exagerada no maior estilo filmes do James Bond. Mary tinha um enorme potencial para ser uma diferente adição para a química do protagonista e de Dr. Watson (Martin Freeman), mas parece que hoje em dia a cabeça dos escritores só sabe trabalhar com acontecimentos grandes.


 O segundo episódio, The Lying Detective, foi um ótimo exemplo de como a série pode manter-se um pouco com os pés no chão, mas ainda assim surpreender. Apesar de algumas "miraboladas", como Sherlock (Benedict Cumberbatch) prevendo tudo que aconteceria no futuro, foi um episódio muito bom, que centrava-se na caçada a um serial killer.

 The Final Problem, o terceiro episódio, passa uma boa parte prendendo o espectador em um nível de extrema tensão ao mostrar uma menina acordada num avião prestes a cair, com todos os adultos dormindo. O que Sherlock, Watson e Mycroft (Mark Gatiss) farão para salvá-la e impedir que o acidente mate muito mais pessoas? Além disso, estavam os três numa armadilha complexa orquestrada pela vilã da vez, a irmã Holmes: Eurus .

 Mas ao final, era tudo uma metáfora. Eurus se fechou numa prisão mental e a única coisa que poderia salvá-la, era (possivelmente) o contato com os irmãos, mas o episódio perde toda seu peso, sua tensão, ao saber que aquela menina não "existia".

 Sim, é possível entender que Eurus é a mais inteligente dos irmãos, porém insana. O que fez sua mente se fixar num momento específico de sua vida e a "prendeu" em um avião. Então, seu lado psicótico decidiu fazer um "jogo" com seus irmãos, para talvez, se aproximar mais deles.

 Foi um episódio bom, mas que em seu final levanta mais questões do que esclarece. Como ela conseguiu elaborar tudo aquilo? Ela realmente pensou em todos os detalhes 5 anos à frente? Como ninguém teve a brilhante ideia de procurar RedBeard/o menino no poço da residência dos Holmes?

 O que deve ser dito é: Sherlock era muito melhor quando as coisas eram simples e não uma trama gigantesca cheia de não explicações e saídas fáceis para justificar um vilão. A época Moriarty, sem dúvida, foi a melhor.


 Enquanto a terceira temporada ficou enfraquecida porque não teve um vilão à altura de Moriarty, a quarta também não chegou aos pés das duas primeiras, porque tentaram elevar tudo exageradamente. Eurus Holmes quase foi uma super-vilã, de verdade.

 Sherlock era uma série que primeiro mostrava algo impossível para no final dar uma explicação lógica para tudo aquilo. Mas não foi isso que aconteceu nesta temporada. Todo aquela balela da irmã de Eurus poder "controlar a mente" das pessoas que ela conversa nunca foi esclarecido de forma crível.

 Como foi dito anteriormente, a 4ª temporada não foi ruim, mas não chegou nem perto da excelência que foram a 1ª e 2ª temporadas. O final passou a mensagem de que Holmes e Watson continuam atuando resolvendo crimes, ou seja, é possível ver uma continuação, mas se não tiver, está tudo bem. A 4ª temporada recebe uma nota 6/10.

Nenhum comentário :

Postar um comentário