18 de agosto de 2012

A evolução do risco biológico

4 comentários :
 Com o lançamento do esperadíssimo (pelo menos por mim) Resident Evil 6, junto vem as perguntas clássicas e já cansativas "Vai voltar ao que era antes?" e também vem as críticas, que se tornaram tão batidas quanto as perguntas em si, aqueles clássicos mimimis de "fãs" chatos e pé no saco, e confesso que já estou cansado disso.

Olha, eu digo e repito, já joguei todos os REs da época do PS1, aqueles clássicos das câmeras dando a clássica paradinha, aquele ambiente tenso e solitário, seja da mansão do Spencer ou das ruas de Raccoon. Eu não nego que esse tipo de jogabilidade fez RE ser o que é hoje, criou uma multidão de fãs e foi sucesso absoluto em todo o mundo.

 Logo veio o PS2 com Code Veronica, que confesso não é dos meus preferidos. Então a mercen... ops Capcom anuncia RE4, com TOTAL mudança de paradigmas da serie, novas câmeras, novas mecânicas, inseriram quicktime events, e tudo ficou mais focado em ação e melhor movimentação.

 É aí que os fãs chatos começam com suas chatices de achar que só o antigo é o melhor, e "bláblá jogo lixo bláblá não é resident". Será que eles acham que com o up de plataforma, a serie ia ficar pra sempre travada naquela jogabilidade dos primeiros games? Serio mesmo que ninguém vê as coisas legais e bem mais aproveitáveis que esse tipo de gameplay sugeriu?
 Vou abranger RE4 e 5 que são praticamente iguais em jogabilidade daqui pra frente.
 Muitos dizem que RE não é mais o terror que era antes, não dá mais medo e que abandonou tudo pra virar só mais um game de tiro. DISCORDO TOTALMENTE, já viram como um shooter de verdade é antes de comparar com RE, que é um game mais focado em ação e no survival? Se medirem, a quantidade de tiros que damos, é praticamente igual a dos REs clássicos, só dando impressão de ser mais um shooter por causa da câmera, claro.
 E quanto ao mimimi de "não é mais terror", admito que não é o mesmo terror que a gente presenciava, mas é um novo tipo de medo que muitos não percebem pois se concentram criticando um game que evoluiu direito e pra melhor. O novo tipo que eu falo, não é mais algo com zumbis gemendo, ou vidros quebrando com corvos saindo, cachorros pulando do fogo, e etc.

 O novo medo que a Capcom se aproveitou de esbanjar nesse novos REs, é a pressão, a tensão no combate. Você está lá enfrentando 500 Majinis no RE5, a onda acaba e logo vem o som da calmaria, você recupera sua cara barra de life pra se deparar com dois sub-chefes de serra elétrica, mais resistentes que o normal, e que te fazem penar numa arena minúscula (eles vem separados, só pra constar). Logo após você penar pra salvar a propria bunda da serra fatiadora, o que é que vem? Mais uma onda cruel de Majinis armados até os dentes para seu desespero, e o que eu fiz nessa hora? Estando quase sem nenhuma munição sobrando? Corri de medo, com vários Majinis atrás, pouca munição, tenso depois de uma vitória desesperadora e a Capcom manda isso, sem contar que ainda temos uns sustos, como cachorros pulando de containers ou o Executioner surgindo do nada e quebrando uma parede. Claro que não são apenas momentos de pressão, o game cumpre muito bem seu papel e nos enche com mais momentos muito legais, incluindo quebra-cabeças e batalhas muito bem feitas contra chefes, como é esperado de um dos "filhos" da Capcom.

 Taí porque eu acho que os games evoluíram pra algo melhor. Não estou desmerecendo os antigos, eu não mudaria nada neles, são ótimos como estão e gosto deles por isso. Mas pra mim, essa nova dinâmica é melhor bem-vinda, colocou um novo ar pros games do RE, deixou tudo mais rápido, e logo vem RE6 que de acordo com a Capcom conseguiram parcialmente voltar às origens, e se realmente conseguiram tal coisa, só temos a comemorar, pois as duas eras são incríveis e deixaram suas marcas.

4 comentários :

  1. Muito bom, Khold, bela perspectiva sobre os REs novos. E boa sorte com o blog denovo. \o\

    ResponderExcluir
  2. Obrigado mesmo, rapaz! O Obrigado de novo, vamos ver o que vai dar.

    ResponderExcluir
  3. "Seriosamente", Khold, sou contra essa putaria de "mudar jogabilidade". Não só pra RE (Que eu só joguei os do PS1 msm, nem sei, nem faço idéia de como são os posteriores), mas pra qualquer jogo.

    No momento estou especialmente:
    - Puto com as cagadas de pau da KOG (Que não são de hoje, mas hibridização foi a gota).
    - Temeroso quanto ao lançamento do CS:GO da Valve. (Não vou acreditar se, depois de uma década, mudarem a jogabilidade do Counter Strike).

    ResponderExcluir
  4. Bem, pelo menos os do RE ao meu ver vieram em boa hora, e melhoraram 100% o estilo do game!
    Outros games não tem a mesma sorte, como o nosso amado Grand Chase da Season 1, que realmente ficou muito "fuleiro".

    ResponderExcluir