26 de março de 2016

Senta que lá vem resenha: Batman vs Superman - A Origem da Justiça

Nenhum comentário :
 Hoje eu fiz uma resenha diferente, separada em partes em que eu falo de um determinado assunto do filme, para facilitar sua leitura e não ficar simplesmente uma parede de texto. Como sempre, cuidado com os spoilers!


 Batman vs Superman é um filme americano de ação/drama/super-herói dirigido por Zack Snyder, com roteiro de Chris Terrio e David S. Goyer. É o segundo filme do Universo Estendido DC e conta a história de Batman que busca dar uma lição em Superman após a destruição de Metrópolis. No elenco temos Ben Affleck (Bruce Wayne/Batman), Henry Cavill (Clark Kent/Superman), Gal Gadot (Diana Prince/Mulher-Maravilha), Amy Adams (Lois Lane), Jesse Eisenberg (Lex Luthor), Jeremy Irons (Alfred), Laurence Fishburne (Perry White) e Diane Lane (Martha Kent).

Batman



 Se me dissessem que o Affleck seria um dos melhores, se não o melhor Batman que veríamos no cinema eu nunca iria acreditar. Mas após assistir o filme, confesso que nunca estive tão feliz, porque ele é o Batman sem tirar nem por, suas cenas são assustadoras e brutais. O Bruce Wayne parece em diversas vezes que saiu dos próprios desenhos de Bruce Timm (Batman - A Série Animada e Liga da Justiça).

 Chega desse tom pseudo-real estabelecido por Nolan, agora temos um Morcego que pula, soca e chuta como o das HQs. Ao mesmo tempo em que ele mostra muito do seu lado detetive, por ter passado 20 anos atuando como Batman, ele demonstra bastante brutalidade e impaciência com os bandidos, coisa que pode servir como um ótimo contraste ao nosso kryptoniano.

 Affleck nos mostra um Bruce cansado, objetivo e sempre atento. É a imagem perfeita de um homem que carrega o peso do Batman consigo sempre, independente de estar vestindo o traje ou não. Além disso, o Alfred é tão objetivo e inteligente quanto o Bruce, algo que foi muito bem-vindo, porque ele não é mais simplesmente um mordomo, é um parceiro de guerra.

 Vejo muita gente reclamando sobre o Batman matar bandidos e sinceramente não vejo isso como um erro. Fazem 20 anos que ele atua, Gotham não melhorou nada e ainda por cima o Morcego perdeu pessoas importantes (como o Robin), naturalmente ele ficaria de saco cheio e ligaria o botão do "DANE-SE".

Superman


 Esta interpretação do personagem nos mostra uma versão bem mais obscura da que estamos acostumados a ver nos quadrinhos e isso é algo que eu levo como um diferente bom. O Superman escoteiro, perfeito e bondoso da era de ouro não funcionaria tão bem atualmente em filme quanto uma interpretação mais humana e real do kryptoniano.

 Ele ao mesmo tempo que busca proteger o mundo e mostrar que quer levar todos ao sol, também preza principalmente pelos seus entes queridos e essa é uma fraqueza que ao explorarem com devida inteligência, conseguem machucar o homem por trás do aço como nenhum soco conseguirá machucá-lo. É difícil interpretar um deus que está acima dos humanos mas tenta ser como um e Cavill faz um ótimo trabalho.

 Uma tarefa árdua e complicada encontra-se em frente de Kal, pois ele precisa reconquistar a fé e a esperança em si mesmo. É uma jornada bastante diferente para o homem de aço e que funciona muito bem porque ele provou a todos que estava disposto a se sacrificar para garantir o bem da humanidade.

Lex Luthor


 O vilão mais ardiloso do universo DC não precisa de nenhuma apresentação. Nós sabemos quem ele é, sabemos que ele odeia o Superman simplesmente pelo fato de que ele acha que o mesmo é uma ameaça e não quer ouvir o contrário.

 O filme nos mostra um Lex estabelecido que só quer uma coisa: O fim do deus. Apesar de ser um pouco caricato às vezes, o vilão funciona e é de longe a melhor versão que vimos nas telonas.

 Apesar de podermos dizer que "saber tudo" faz parte de sua personalidade inteligente, não posso deixar de notar que ao mesmo tempo também é uma derrapada do roteiro, porque ele simplesmente sabe pontos importantes do Superman para evolução fácil da história.

Mulher-Maravilha


 Ela rouba a cena em todo momento que aparece no filme, pena que aparece pouco. Apesar de aparecer pouco, Diana demonstra muito mistério (que provoca o espectador pra saber mais sobre ela) e carisma, principalmente nas cenas de luta.

 Não evitei em ficar feliz ao ver a amazona sorrindo após ter sido esmurrada pela arma de Luthor, ela gosta de lutar, ela é uma guerreira lendária que foi interpretada excelentemente por Gal Gadot.

A trama

 Muita coisa acontece no filme, temos a trama principal com os dois heróis, Lex e a secundária com os coadjuvantes, mas em nenhum momento eu tive como algo ruim. Sim, claro, o primeiro ato do filme é apressado para nos apresentar o que acontece, mas em nenhum momento ele decai.

 Como um amigo meu disse e eu concordo, o filme parece uma HQ em movimento. A história faz o favor de nos mostrar os embates ideológicos de Clark e Bruce, além das maquinações do Lex de uma maneira bastante interessante, somado aos ótimos diálogos dos personagens.

 Snyder corrigiu o fato de Superman ter lutado numa cidade cheia de pessoas inocentes, ele mostra o lado delas no início do filme e de uma maneira (não muito discreta) mostra os personagens levando a luta final para "um bairro vazio" de Gotham, o que foi uma ideia bastante oportuna para evitar as mesmas reclamações que Homem de Aço teve.


 Lois Lane foi um problema no filme para mim, diferente da obra anterior, aqui a própria personagem parece que força uma decisão importante no último ato. Ao jogar a lança de kryptonita na água (ela não precisava ter feito aquilo) e depois voltando para buscá-la, só a fez ser mais um motivo para tornar-se novamente a donzela em perigo e fazer com que Superman fosse a salvar para, consequentemente, obter a lança e concluir o conflito.

 As cenas de ação estão menos titânicas que as de Homem de Aço mas não se engane se elas de alguma forma são menos épicas. Eu só gostaria de ter visto uma luta mais brutal e longa entre os heróis e no final, algo com menos explosões para vermos de fato e entendermos 100% o que estava acontecendo.

 O Superman demonstra uma evolução ao medir mais seus poderes quando luta contra o Batman e mesmo quando o Apocalipse surge, a santíssima trindade da DC consegue manter ele num mesmo campo de batalha.

 A respeito das pessoas que dizem que foi ridículo o início da amizade de Batman e Superman, vim aqui explicar para vocês:

 O Batman basicamente na luta diz que o Superman não entende as emoções, a mortalidade ou mesmo que ele não sabe o que é ser um humano. No final, quando o kryptoniano grita para Batman salvar "Martha" o mesmo fica confuso pois é o mesmo nome de sua mãe, então Lois chega e diz que é o nome da mãe de Clark. Um Batman que antes estava caído por ter perdido sua segunda família, se levanta e recobra a essência do seu antigo eu.


 O Morcego nessa hora, para de atacá-lo, pois reconheceu que o Superman tem os mesmos sentimento que os humanos, ele tem compaixão, medo e sabe quando está vulnerável o suficiente para pedir ajuda. Ele não se acha um deus, pois se considera tão humano quanto nós. Neste momento Batman reconhece que ele não é um inimigo, mas sim alguém em que ele pode confiar naquele momento e assim a amizade dos dois poderá crescer no futuro.

 Superman, ao ver que conseguiu salvar um homem (Batman) que quase caiu completamente na perdição, recobra a esperança no seu eu e começa a agir como um verdadeiro herói.

A direção de Zack Snyder e o que significa ao Universo DC

 É inegável que o Snyder teve mais liberdade nesse filme do que em Homem de Aço, vemos muito da estética dele, como câmeras lentas e takes dramáticos, mas ao mesmo tempo que em certas cenas isso torna-se uma adição exagerada, também é uma ferramenta para dar uma cara única ao Universo DC no cinema e rende cenas maravilhosas.

 A respeito da edição, eu chamaria atenção para a hora que vemos o pesadelo de Batman, ele começa tão de repente, acaba e mostra o Flash já na mesma hora que me deixou meio perdido. Não teve muito contexto para a introdução desta cena, mas quem sabe isso seja explicado mais para frente?

 Quanto ao ritmo intenso e rápido do filme, vocês vão ter que conviver com isso porque faz parte da história. Apesar desses momentos pedirem mais atenção ao espectador e talvez causar certa confusão numa primeira vez, não é algo ruim.

 Eu senti falta da trilha sonora acompanhando cada cena do filme como se fosse um clipe, igual em Homem de Aço, mas não é por isso que ela seja pior, porque o novo tema do Batman e o tema da Mulher-Maravilha estão incríveis!

 Conclusão


 Batman vs Superman tem seus erros? SIM! Mas tem acertos? MUITOS! É uma apresentação ao Universo Estendido DC de uma forma que consegue manter o "pé no chão", mas ao mesmo tempo apresenta um mundo grande, novo e diferente a ser explorado.

 Se eu fosse dar uma nota, o filme ganharia um 8, é um grande evento para os fãs da DC e um bom início para o universo cinematográfico que iremos curtir daqui pra frente.

Nenhum comentário :

Postar um comentário