11 de agosto de 2012

Senta que lá vem resenha: The Dark Knight Rises

2 comentários :
 Essa é minha primeira resenha e espero que não seja muito ruim, e aviso que há spoiler pesados, hein, passe por sua conta e risco. Lembro-me de estar aguardando o filme sentado e vidrado na tela do cinema, foi quando começou aquele tema característico do grande Hans Zimmer, e os logos das produtoras surgindo, e exclamei pro meu irmão "Começou!". 

O filme em si:
 Falar que o filme me agradou muito? Sim, me agradou demais e eu fiquei com vontade de aplaudir no final, embora tenha me segurado pois a maioria com certeza não ia seguir meu exemplo. O filme age como um final de trilogia deveria agir, amarrando todas as pontas soltas deixadas pelo primeiro e segundo filme, seja da origem de Ra's Al Ghul, até a historia melhor explicada do "grande amor" dele, o que resultou após a morte do Duas-Caras e também um desfecho digno para a Liga das Sombras inteira, que simplesmente não ia sumir depois de ter todo seu templo queimado pelo Bruce, não?

 E quanto aos personagens da história principal, todos estavam ótimos e bem colocados, só achei que o Lucius poderia ter um papel maior na historia, pode ser perfeccionismo meu, embora não queira tirar os créditos, Freeman está incrível em cada cena que aparece.

 Uma cena que muito me chamou a atenção (e que foi uma que me fez chorar) foi o diálogo ultra chutador de bundas do Alfred com o Bruce, logo após o Batman voltar, onde a música é desligada totalmente e só conta com as atuações do Michael Caine e de Christian Bale, bate boca puro, eles atingem você só com a força do diálogo e a emoção que eles passam, pra mim foi uma das maiores cenas desse filme.
 E outra que também não tem nenhuma música, é a luta mais brutal do filme, o primeiro Batman vs Bane, em que só tem os dois falando e trocando agressão e tudo isso só com o som da água, que dá seguida pra maior cena do filme na minha humilde opinião (cena tirada totalmente dos quadrinhos), a lendária quebrada de coluna do Batman feita por nada mais nada menos que o próprio Bane.

 Não vamos esquecer de Gary Oldman, Anne Hathaway, e Joseph Gordon-Levitt, os dois últimos, são novatos na franquia e não deixam nada a desejar. Hathaway como Selina foi a que mais me agradou dentre todas as encarnações da Mulher-Gato no cinema e também na tv, tudo está lá, nada tem que ser tirado nem adicionado. Gordon-Levitt me surpreendeu muito, eu não estava com tanta expectativa com o papel dele pois eu não sabia da importância que ele teria na trama, e que sejamos óbvios, foi gigantesca. Sem contar que a atuação dele como John (ou Robin) Blake foi ótima. Agora para Gary Oldman nem tem muito o que falar, ele é a cara do Gordon das hqs, e a atuação dele foi impecável nos três filmes, e se ele não ganhar pelo menos umas indicação no Oscar, essa premiação vai perder toda a pouca credibilidade que eu tentava manter.
 Outro que me surpreendeu foi Matthew Modine (que apesar de agir feito um tosco no twitter) que ficou muito bem no papel de Foley.
  Agora vamos aos vilões principais da trama, Marion Cotillard (Talia/Miranda) e Tom Hardy (Bane), Miranda foi colocada de uma forma muito legal na trama, se envolvendo com Bruce pra ganhar a confiança dele, e logo depois o apunhalando (literalmente) e revelar que era filha de um conhecido dele, um cara simples que só treinou o Batman (pelo menos nos filmes), nada menos que Ra's Al Ghul. Ela queria vingança pelo que Bruce fez com seu pai no passado, e com amigo Bane, seu amigo, que a ajudou no passado, quando ela ainda era uma criança a subir o poço, em que Bane coloca Bruce em uma certa parte do filme.

 Marion pra mim fez uma boa atuação, cumprindo tudo o que foi pedido, um ponto negativo que eu ressalto é a forma caricata que a Talia dela morreu, foi tipo "blé", virou o rosto e acabou. Tom Hardy está incrível como Bane, seja em passar medo ou raiva para os telespectadores, deu pra ver que ele se esforçou muito pra passar sentimento, mesmo atuando com uma máscara no rosto, ele realmente foi um dos melhores no filme.

Um mal necessário:
 Tivemos um desafio psicológico não só pro Batman, como pra todos em Gotham com o Coringa de Ledger no The Dark Knight, ele realmente causou o caos e o suspense na cidade toda, e conseguiu corromper Harvey Dent e transformá-lo num monstro. 

 Com Bane em TDKR, vemos um desafio muito mais físico pro Batman (pois o Coringa tomava um chute e voava longe), vemos a questão da superação física pra derrotar um ser superior. Bruce após ter sua coluna consertada, digamos, começa a treinar e a tentar subir o poço, e quando finalmente ele consegue vemos que ele ressurgiu ao mundo como outra pessoa, alguém mais forte. Na minha opinião, esse desafio físico foi mais que bem-vindo para fechar a trilogia de forma épica, sendo que a ultima luta de Batman e Bane, é com o som lá no alto e só porrada, sendo o combate mais intenso de toda a trilogia.

Considerações finais:
 Se tem algo que notamos, é que Batman Begins é um filme de superação de medos e de formação de toda a lenda que Batman se torna pra Gotham
 TDK, é o mais psicológico dos três, com muitas mensagens e muito suspense, o que foi muito bem-vindo para a franquia.
 E com o encerramento temos TDKR, que é o filme com mais emoção dos três, e com as melhores lutas de toda a trilogia.
 E terminando, eu apoio totalmente a cena final, em que Alfred olha pra frente e vê Bruce com a Selina, muitos criticaram pelo final ser "na cara", sendo um filme do Nolan. Mas mais que um filme do Nolan, é um filme de ação (com muito mais profundidade) e baseado em quadrinhos, não é um filme, digamos "cult" como Inception pro final ficar no ar e condizer com o filme. Sendo assim, o filme pra mim é muito bom, e o melhor da trilogia.

Espero que tenham gostado!

2 comentários :