20 de outubro de 2012

Os consoles da geração atual/anterior

2 comentários :
Aposto que muitos vão abordar o porquê de eu já me referir há eles assim no título, simplesmente explicarei em nobre e seletas palavras: Nintendo mais uma vez abriu as portas para a nova geração primeiro que as suas concorrentes, o que quer dizer que automaticamente X360, PS3 e Wii são datados como consoles que ficarão para trás no futuro, apesar da Sony e da Microsoft ainda não terem divulgado as suas novidades. Quero falar o que acho deles, na minha humildíssima opinião. Todo mundo acha que eu sou daqueles fanboys chatos e sem noção que só defendem uma plataforma e adotam ela para a vida inteira, simplesmente porque gosto de encher a paciência de quem tem ou X360 ou Wii, e digo que é muito pelo contrário, apesar de falar algumas coisas não quer dizer que eu não goste daquilo, entendido?

PlayStation 3

 Começando do que eu tenho, claro. Eu na verdade sempre gostei mais da plataforma PS pela praticidade que ela oferece nos games para minha pessoa, eu acostumei tanto com aqueles botões clássicos de formas que quando tive oportunidade de pegar um X360, não consegui de forma nenhuma me adaptar. Talvez por eu ser fã do PS desde sua primeira versão, e me adaptar melhor no estilo de gameplay que o console da Sony ofereceu, sem contar os games incríveis que esse console nos proporciona, como God of War, Uncharted, Modnation Racers, Metal Gear Solid 4, futuramente The Last of Us e infelizmente um não tão bom, Playstation All-Stars Battle Royale, mais conhecido como Smash Bros da Sony, que tem tudo para vender medianamente.

Xbox 360

 Quase caí na tentação de comprá-lo (e quase abandonei minha saga de paixão mais conhecida como God of War ou Bom de Guerra de acordo com piratinhas do Brasilzão), claro que tem seus exclusivos bons, como Gears of War (qualquer semelhança de siglas é mera coincidência) e Halo. Porém eu tive oportunidade de jogar, antes que falem que eu julgo sem testar, e não consegui me adequar aos controles de nenhuma forma possível mesmo sendo basicamente nos mesmos lugares, achei meio confuso, devo ter me acostumado demais com o Dual Shock! Aqui vai uma crítica pessoal para a senhora Microsoft, o ultimo prêmio de melhor game de X360 foi para Arkham City, um multiplataforma! Enquanto Sony ganhava com seu Uncharted 3, Microsoft não ganhou com um exclusivo, eu só achei isso uma deslizada que poderia ser evitada.

Nintendo Wii

 Agora vamos para um console bem divertido, do qual confesso estar pensando em comprar mais pra frente, calando a boca de muitos que dizem que só tenho Sony pois odeio o resto!
 Enfim, Nintendo com certeza inovou todos os paradigmas trazendo essa jogabilidade de movimentos que são feitos com o tal Wiimote (se você for esperto o bastante e não mandar ele na TV, com certeza vai ser bem divertido jogar). Games de boxe, tênis e muitos outros vieram com um charme a mais graças ao Wii,  sem contar os games incríveis e exclusivos que a Nintendo possui, tais quais como Sonic Colors, Skyward Sword, e claro, os do Mario (apesar de eu não gostar muito dele).
 Já que eu cutuquei todas de uma forma, vou dar um cutucão também na Nintendo que mais uma vez saiu na frente com seu Wii U, e vários produtores vem se gabando que este novo console é mais poderoso que X360 e PS3... Não preciso nem enfatizar que Wii U DEVE SER OBRIGATORIAMENTE mais poderoso que os consoles da geração que logo estará sendo passada, é o dever da Nintendo, uma coisa que o Wii deixou muita a desejar foi não se equiparar ao X360/PS3. Enquanto não sai PS4 ou um X720, eles podem continuar se gabando, agora prometo que parei de tirar sarro da Nintendo (pelo menos por algumas horas).

2 comentários :

  1. Como sempre o texto muito bom, expondo os pontos fortes e fracos de cada console, parabéns. Só acho que tem um problema muito chato nos consoles dessa geração (e no das próximas também).

    Quando sai um console novo e ele tem um recurso novo (não necessariamente novo, 3D do PS3, Kinect do Xbox, PSEye, e por aí vai), lançam pra ele na época das lineups iniciais, um monte de jogo com o uso desse recurso obrigatoriamente (como o wiimote, por exemplo.) O PS3 também sofreu um pouco disso porque o Dual Shock 3 também tem sensor de movimento, mas (ainda bem que) não foi tão explorado.

    Olha por exemplo o 3DS, o 3D tá bombando ... ok, mas se você desenvolver o jogo em 3D estereoscópico, perde muito poder de processamento do 3DS, um poder que poderia ser utilizado pra aproximar a experiência de jogo à experiência de um console, melhorando o uso de efeitos que o 3DS é capaz, como iluminação dinâmica, anti aliasing, motion blur, etc. (que é o que a Sony vem tanto dizendo com o Vita e poucos jogos provam isso, cof cof).

    Por falar nele, ele também tem diversos jogos que obrigam o uso da touchpad, sensores, e/ou da touchscreen. Às vezes não sei o que se passa na cabeça dos desenvolvedores

    ResponderExcluir
  2. Vita este que prometeu e nem cumpriu muito não! Só agora está alavancando nas vendas, mas nada garantido de sucesso contínuo...

    ResponderExcluir