25 de abril de 2015

Senta que lá vem resenha: Vingadores - Era de Ultron

3 comentários :
 Era de Ultron é um filme americano produzido pela Marvel Studios, distribuído pela Walt Disney e foi escrito/dirigido por Joss Whedon. É uma continuação (não direta) de "Os Vingadores (2012) e segue a história do famoso grupo atuando a partir de missões ao redor do globo, porém uma nova ameaça denominada Ultron surge e cabe aos heróis mais poderosos da terra derrotá-lo.


 No elenco temos, Robert Downey Jr. (Tony Stark/Homem de Ferro), Chris Evans (Steve Rogers/Capitão América), Mark Ruffalo (Bruce Banner/Hulk), Scarlett Johansson (Natasha Romanoff/Viúva Negra), Jeremy Renner (Clint Barton/Gavião Arqueiro), Chris Hemsworth (Thor), James Spader (Ultron), Elizabeth Olsen (Wanda Maximoff/Feiticeira Escarlate), Aaron Taylor (Pietro Maximoff/Mercúrio) e Samuel L. Jackson (Nick Fury).

 Já começo dizendo em como esse filme (mais do que o primeiro, aliás), me fez sentir como se eu estivesse realmente vendo uma história e quadrinhos em movimento! Os diálogos bem feitos, os takes que remetem exatamente como uma página de gibi e sem esquecer as cenas de ação estonteantes que me deixaram impressionado.


 Esse filme não é nada igual o primeiro, tudo é maior e melhor aplicado. Quando você ver pessoas dizendo que é diferente, fique tranquilo, pois é isso o que uma sequência deve ser, o início do filme já serve pra te deixar esperto, diferente do primeiro em que demora um pouco para engrenar.

 Cada personagem tem seu papel balanceado no filme, nós não temos uma importância maior dada somente ao Homem de Ferro, por exemplo (apesar dele ter criado o Ultron). Esse filme realmente funciona como um filme de equipe bem melhor, os diálogos e a interação (em lutas ou não) entre eles estão demais, é o que naturalmente acontece com um grupo que cada vez mais se conhece e aprende a trabalhar junto.


 Eu gostei muito de terem dado mais profundidade ao Gavião Arqueiro. No primeiro ele parece só um cara sério, sem nada demais, que usa um arco e flecha, mas neste ele acaba se tornando um dos melhores personagens do filme, sentimos que ele realmente tem uma personalidade legal.

 O aparecimento do vilão principal, Ultron, adiciona certa tensão na química do grupo, além dele finalmente ser uma ameaça a altura dos Vingadores, né? No primeiro filme temos Loki, que atua mais como um peão e deita pro Hulk no primeiro conflito, mas o Ultron está em outro patamar.


 O robô é de certa forma sarcástico como o "pai" e acima de tudo um psicopata que evolui de uma forma bastante acelerada no decorrer do filme (acredito que isso aconteceu por causa da edição, sendo que o primeiro corte tinha quase 3h de duração), mas isso não chega a atrapalhar. Ultron está bem feito, seu aspecto inteligente, ameaçador e sua ideologia deturpada são um dos ótimos pontos do filme, embora ele tenha sido desperdiçado como vilão, pois poderia ter sido um ser bem mais forte para enfrentar os Vingadores.

 Os gêmeos Maximoff também contribuem muito positivamente para o filme, sendo dois personagens bastante interessantes e poderosos, as cenas de ação ganham muito com o impaciente Mercúrio (bem melhor que o da Fox) e as cenas de manipulação mental da Feiticeira, bastante sinistra no filme, são muito boas, sendo que algumas nos dão várias dicas do que pode vir a acontecer em futuros filmes da Marvel.


 Eu cresci gostando de cenas de ação grandes, assisti bastante DBZ e como vocês sabem, temos destruições de montanhas e cidades nesse anime. Não que eu odeie as cenas de ação do primeiro filme, mas as de Era de Ultron elevaram bastante o patamar, principalmente na luta entre a Hulkbuster vs Hulk, nós vemos lá como realmente acertaram muito em fazer combates titânicos.


 Vejo gente RECLAMANDO das lutas, mas é isso o que acontece em grandes eventos nos gibis, pô. Nós temos aquelas cenas grandes de lutas, conflitos titânicos entre os heróis e seus inimigos, destruição desenfreada e foi isso o que o Whedon quis trazer para as telas, a sensação de estar lendo um grande evento Marvel, que culmina em diversas mudanças.

 Ao final o filme, temos a impressão de estar lendo a conclusão da grandiosa saga, o final de Ultron me remeteu bastante suas derrotas nos gibis e apesar dos esforços que os Vingadores tem de se livrar do mesmo, ele sempre acaba voltando. Quem sabe ainda teremos mais desse ótimo vilão (meu segundo favorito da Marvel, o primeiro obviamente é: WILSON FISK) em futuros filmes?


 A introdução do personagem Visão, bastante conhecido da galera que lê os gibis, foi muito boa. A gente nota como ele é um ser de pureza, que só quer o bem para todos e além de tudo, mandaram muito bem no design, né? Achei incrivelmente detalhado.

 Ah, o Whedon ignorou com bastante classe os eventos ocorridos em HdF3, hein? O Rhodes voltou a ser o que nunca deveria ter deixado de ter sido: Máquina de Combate. Não mencionam a retirada do Reator Ark do Tony e nem aquele molequinho chato do filme. Ou seja... tudo está bem.

 Vingadores: Era de Ultron é melhor que o primeiro, em termos de roteiro, ação, humor. Eu não esperaria nada diferente da Marvel, um filme que você senta e se diverte o tempo todo, sem nem notar o tempo passar.

3 comentários :

  1. "o Whedon ignorou com bastante classe os eventos ocorridos em HdF3, hein?"

    Sem querer ser chato, mas só se você não prestou a devida atenção em nenhum dos dois, porque muitas coisas se explicam e são explicadas nesse filme, alguns tópicos de exemplo:

    - Em Iron Man 3 no começo é apresentado o Doctor Wu, um cirurgião chinês que é chamado para fazer a cirurgia de Tony no fim do filme, em Avengers temos Doutora Cho, uma cirurgiã, também chinesa e que criou uma técnica que substitui a pele humana, o que explicaria tanto como Tony não ficou com um buraco no peito, quanto como ele a conhece.

    - O fim de Capitão América - O Soldado Invernal mostra Hill indo trabalhar com Stark, o que já é motivo suficiente para ele reconstruir sua armadura e reunir os Vingadores para acabar com a Hydra de uma vez.

    - Tony só tem 2 armaduras no filme todo, a armadura que ele usa a maioria do tempo e a Hulkbuster que estava no espaço, o que já dá pra entender que todo o resto segue destruído.

    - A Legião de Ferro da qual Ultron toma posse e cria seus lacaios não são armaduras, mas sim robôs e robôs que já haviam sido mencionados em Homem de Ferro 3: Happy "Eles estão no porão juntando poeira." e Pepper fala "Não vou substituir toda minha equipe por robôs."

    - A própria mudança de comportamento do Tony não faz sentido se você ignorar o 3, toda a transição de personalidade do personagem ocorre nesse filme.

    - A cena pós-créditos que muitos diziam inútil reafirma o que é dito no filme que Banner foi para a torre Stark depois dos eventos de Os Vingadores e que os dois trabalharam juntos e conviveram juntos por um tempo.

    Quanto as outras coisas não tem mais o que mencionar do reator, apenas que ele não está lá, o que por si só já é mais do que o suficiente pra mostrar que nada foi ignorado, o próprio Rhodes diz várias em Homem de Ferro 3 que Máquina de Combate é mais legal e que Patriota de Ferro era só um marketing do governo dos EUA contra o Mandarim, a treta do Mandarim acabou então não tem porque manter o Patriota, e seguindo essa lógica do garotinho, então Thor 2 foi ignorado também afinal o estagiário da estagiária não apareceu em Avengers Age Of Ultron ... Enfim, acho que já é o suficiente pra mostrar que ele não ignorou nada, pelo contrário ele até concertou e explicou várias coisas que muitos talvez não gostassem ou entendessem no filme de HdF3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que eu quis dizer, meu caro, é que ele não precisou fazer nenhuma menção estrondosa, nem colocar o garotinho no filme (porque tiveram boatos de que ele estaria, no passado).

      Ele apenas pegou os aspectos ruins e consertou e os bons apenas deixou-se levar e seguiu com a história. PRA MIM, HdF 3 errou bastante em várias coisas e acertou em poucas outras, ainda bem que o Whedon não se deixou levar pelas coisas ruins e conseguiu tapar alguns buracos no caminho.

      Excluir
  2. Ainda não vejo esse filme errando em várias coisas, muito pelo contrário, continuo vendo um filme muito bom, que erra em algumas coisas sim, que não é o melhor do estúdio, mas que é bem melhor do que outros filmes do MCU como O Incrível Hulk, Thor, Thor 2, Homem de Ferro 2, Capitão América - O Primeiro Vingador.

    E inclusive não vi o Whedon tapando buracos, só usando recursos do universo pra contar sua história, todo filme da Marvel sempre deixa pontos em aberto para serem explorados em futuro em Homem de Ferro 3 não é diferente... Enfim, continuo achando que o único problema real desse filme foi que os trailers levavam a crer que ele seria uma coisa e no fim ele acabou sendo outra (o que não significa que essa coisa seja ruim, só que as pessoas se decepcionaram porque não era o que esperavam, o que explica porque eu gostei também já que não vejo trailers), sigo discordando de 90% dos pontos negativos que citam sobre esse filme.

    ResponderExcluir