27 de fevereiro de 2016

O mal dos cortes rápidos em cenas de ação

Um comentário :
 Quando a gente inventa de ver uma franquia que foi ordenhada até suas sequências totalmente inúteis, temos a tendência de simplesmente desligar o cérebro e curtir um filme de ação, certo? Mas infelizmente com certos filmes como Taken 3, às vezes topamos com uma edição tão MAS TÃO ridícula que me obrigou escrever sobre.


 Ao assistir essa cena, juntamente com diversos outros filmes já existentes, vemos que certas produções de ação hollywoodianas estão começando a ficar exageradas, chegando ao ponto de que não sabemos o que está acontecendo na tela. Veja o exemplo agora de Taken 3, dirigido por Olivier Megaton e me diga se entendeu algo:


 Você entendeu essa cena perfeitamente bem? A única coisa que isso me deu foi uma tontura estranha de tanto que meus olhos tentaram montar uma cena acompanhando os diversos ângulos e esforços do protagonista pra pular uma cerca.

 Pra vocês não acharem que estou pegando no pé de filmes que não gosto, vamos falar de Batman Begins. O Batman em si é conhecido por ser um dos melhores lutadores do mundo, mas essa cena não faz nem 10% de jus ao que o personagem é. Coloquem a partir de 2m40s:


 Aqui vai outro exemplo de uma cena de ação em Bourne Legacy que a gente não entende lhufas, mas não fazemos ideia do porquê continuarem usando (além da preguiça de fazer uma cena de ação bem montada). Experimente ver essa cena sem som e me diga se entendeu sequer o que aconteceu:


 Eu sei que a franquia Bourne popularizou esse tipo de cena, mas isso beira ao ridículo. Não há problema com cenas de ação, de forma alguma. Mas se é pra fazer algo legal que tire o fôlego da audiência e mais importante, que faça a gente entender o que está acontecendo, porque não fazer como os irmãos Wachowski em Matrix? Uma cena de luta com cortes não exagerados, onde temos momentos que conseguimos ver o que realmente está acontecendo:


 Mais um exemplo de uma cena de ação bem feita, (coincidentemente mais um filme com Keanu Reeves) no elogiado John Wick:


 Uma das cenas de ação mais legais do cinema em Kill Bill Volume 1:


 Como último exemplo, vejam Jackie Chan um dos maiores professores de artes-marciais, que não precisava nem de dublês e nem de 60 cortes pra cena de luta ficar ótima:


 Então, qual o problema de fazer cenas de ação que nos faça entender o que está ocorrendo? Nós vemos filmes como Transformers com tantos robôs na tela e ângulos apertados que nos perguntamos quando essa preguiça vai acabar de verdade.

 Eu quero sair de um filme tendo absorvido 100% dele, se eu vou ver um filme de ação, não quero ver jogadas exageradas de cortes que nos fazem "acreditar" que vimos uma luta. Eu não consigo me focar num momento e absorver aquela cena, a única coisa que noto é como os cortes rápidos me enganaram.

 Alguns exemplos de filmes do ano passado com cenas boas são: Mad Max: Fury Road, Star Wars: The Force Awakens, Sicaro e Vingadores: Era de Ultron. Felizmente ainda temos um grupo que ama e se dedica a fazer filmes bons com cenas de ação ótimas.

Um comentário :

  1. Vc reclamando das tonturas que a cena de Taken te causou e eu reclamo do jeito que o Inarritu gravou as cenas de Revenant que me dão tonturas tambem haha

    ResponderExcluir