2 de maio de 2016

Senta que lá vem resenha: Capitão América - Guerra Civil

Nenhum comentário :
 Guerra Civil é um filme do gênero super-herói produzido pela Marvel Studios, dirigido por Anthony e Joe Russo e escrito por Christopher Markus e Stephen McFeely. É o décimo terceiro filme do Marvel Cinematic Universe. ALERTA DE SPOILER: Tem spoiler.


 Se você já chegou a ler a Guerra Civil nos quadrinhos, recomendo que esqueça TUDO relacionado à esta história, apenas tenha em mente que esse filme é diferente, é ligado aos acontecimentos anteriores do MCU e claramente não poderiam fazer nada semelhante com a versão das HQs. Mas apesar de ser muito diferente, o filme funciona extremamente bem.

 O filme gira em torno dos Vingadores, que começam a se dividir após a introdução do Acordo de Sokovia e enquanto esse elemento da trama funciona para colocar tensão em cima dos heróis, um vilão surge com um plano perspicaz para tentar acabar com os Vingadores por dentro.

 Eu vejo bastante críticas direcionadas ao Zemo, por isso me senti meio que na obrigação de explicar rapidamente o seu plano e como ele faz sentido dentro do filme através de minha interpretação. Aqui vai:

 "Zemo que teve sua família toda morta em Sokovia, descobriu certas informações sobre o que houve em 1991 com os pais do Tony através dos arquivos vazados pela Viúva Negra (no filme O Soldado Invernal). Como o vilão precisava de mais provas para usar contra os Vingadores, ele interrogou o comandante da HIDRA e depois o próprio Bucky para descobrir onde é localizado o quartel dos Soldados para então obter mais informações (como o vídeo) sobre o ocorrido.


 Capitão e Bucky achavam que ele queria usar os outros Soldados mas não, Zemo queria provas do que houve em 91 para destruir os Vingadores e colocar o Tony contra Steve. Após a batalha no aeroporto, Capitão/Bucky foram para o local na Sibéria, enquanto Zemo não sabia dessa luta entre os heróis e contava que todos os Vingadores fossem para lá. Como ele não pretendia sair da Sibéria vivo, ele fiz com que achassem o corpo do homem que ele tinha matado (talvez para mostrar às autoridades como ele superou todos).

 Isso fez com que fosse revelado tudo o que aconteceu de verdade. Então após Tony descobrir sobre Zemo e o Falcão falar onde eles iam, Tony juntou-se a eles para o grande final do filme.

 Zemo não acreditava que viriam exatamente os três lá, mas ele contava que pelo menos Tony (o segundo no comando) viria para encontrar o Capitão. Então Zemo revelou a eles a gravação do fatídico dia em que Bucky matou os Starks."

 É basicamente esse o plano! Eu não vi nada de errado. Muito menos com o fato do Tony não saber de tudo isso, porque para ele, sua mãe e pai foram apenas para uma viagem de negócios ou algo parecido. Como os dois estavam numa missão SECRETA (provavelmente para a SHIELD)  todos pensaram que eles haviam se acidentado, mesmo porque a HIDRA tornou-se muito boa em esconder seus rastros, como aprendemos no filme Soldado Invernal.

 Aliás, achei ele um dos poucos vilões bem elaborados nos filmes do MCU até então e como ele ficou vivo no final (não porque ele queria) poderemos contar com a aparição dele mais pra frente, talvez?

 Além do vilão, todos os personagens estão muito (muito mesmo) bem caracterizados. Como é um filme do Capitão América, claramente ele teria mais tempo de tela, mas o resto dos Vingadores e os novos personagens também não ficam nas sombras e todos tem seu momento de brilhar no sol. Nós temos até o GIGANTE! Caramba, mas que belos tempos para se estar vivo!


 Bucky tem mais de sua antiga personalidade, que o fez ser um personagem bem mais fácil de simpatizar e com isso podemos ver que a amizade dele com o Capitão ainda existe mesmo que numa forma diferente.

 Além disso, Guerra Civil encerra a "trilogia" do Capitão, porque ele pega todos os fios soltos que ficaram no segundo filme (assim como continua Era de Ultron) e os fecha de uma maneira ótima e marcante que dá um ponto final nos Vingadores... pelo menos até Infinity War.

 As cenas de ação marcam positivamente mais uma vez (com uma ajudinha dos diretores de John Wick) um filme do Capitão. Desde as cenas de ação na abertura do filme, você vai gradativamente vendo o filme utilizar diferentes cenários, como escadas ou rodovias para manter as lutas diversificadas. Mas é a luta do aeroporto que realmente faz você pensar que esse filme mereceu todos os elogios possíveis, pois é simplesmente uma das melhores cenas de ação num filme de super-heróis que já foi produzida.


 Não é o clássico herói versus vilão, aquele momento foi herói versus herói! Todo mundo tem seu momento especial na luta que o faz merecer estar lá, você vê que eles não querem lutar contra seus amigos mas são forçados e isso funciona muito bem, porque todo esse momento é extremamente bem dirigido, com uma trilha sonora ótima e trocas de pancadas/piadas muito bem inseridas!

 Aliás, é neste momento que podemos ver um jovem de 15 anos do Queens finalmente fazendo sua estreia no MCU! Enquanto o Tobey Maguire não era exatamente um bom Peter por ser moloide demais nem um bom Aranha por ser calado demais e Garfield um ótimo Aranha por ter incorporado o conceito de amigão da vizinhança muito bem, mas não sendo um Peter tão tímido quanto deveria, Tom Holland dominou os dois lados muito bem.


 Ele é um cara amigável/tímido que do nada se encontra com seu ídolo, bagunçando palavras e dando explicações estranhas. O herói é conhecido por sua falação extrema que causa irritação nos oponentes e é isso que o deixa interessante, essa divisão de personalidades entre Peter e o Aranha. Quando ele coloca a máscara ele não tem medo de nada e pode ser como ele quiser.

 A conversa dele com o Capitão na luta do aeroporto foi como se estivéssemos lendo páginas de um crossover... e COMO É BOM ver o Cabeça de Teia finalmente interagindo com mais heróis, não é mesmo, galera?

 Outro que foi muito bem retratado foi Pantera Negra/T'Challa. O ar imponente, sério e poderoso do rei de Wakanda é mostrado em todas as cenas em que ele aparece, seja ele como uma pessoa normal ou quando ele parte para enfrentar não só Bucky como também o Capitão. O desenvolvimento dele inicia e se completa no filme, o deixando mais que pronto para atuar em seu filme solo.


 Algumas coisas que eu não gostei no filme foram os cortes rápidos na primeira sequência de ação, o fato de não terem explorado muito bem o resto dos Soldados Invernais e no final do filme, poderiam ter mostrado mais do resultado dessa grande batalha e do Acordo de Sokovia em vez de encerrar simplesmente com o Capitão chegando para resgatar os Vingadores presos.

 Capitão América - Guerra Civil é um filme incrível que trata todos os seus personagens com respeito. Mesmo você achando Tony/Cap certos ou não, é inegável que a luta final foi algo que teve uma grande carga emocional tanto para os personagens quanto para nós fãs que os acompanham a quase dez anos.

 Acima de tudo, Guerra Civil fala de amizade e vingança. Você entende por tudo que os personagens principais passaram, você é capaz de ver que todos tem justificativas (boas ou não) para o que fazem, incluindo Zemo. Esqueça isso de Team Cap/Team Iron Man, quando você assiste o filme, você é capaz de entender de onde cada lado vem e tremer na cadeira quando os vê entrando em conflito.


 As motivações de todos os personagens no filme estavam muito bem explicadas. Ninguém estava lá simplesmente escolhendo um "time" para ficar do lado, todos estão lá por uma razão e fazem questão de expor essa razão em certo momento. Isso é algo que chamamos de um roteiro bem escrito.

 O ritmo do filme te faz perder o fôlego a cada momento, desde o começo com a introdução do acordo, a batalha do aeroporto e o terceiro ato incrível (e extremamente) grandioso para os personagens.

 Esta obra é tão boa que quebrou a famosa maldição de todo terceiro filme de herói ser ruim, com seu enredo balanceado e bem elaborado talvez esse seja meu filme favorito da Marvel até agora. Minha animação só aumenta para vermos algo ainda melhor em Vingadores 3. Até a próxima, caro leitor!

Nenhum comentário :

Postar um comentário