8 de junho de 2016

Senta que lá vem resenha: Ave, César!

Nenhum comentário :
 "Ave, César!" é um filme americano de comédia escrito, produzido, editado e dirigido por Joel e Ethan Coen. No filme estrelam Josh Brolin, George Clooney, Alden Ehrenreich, Ralph Fiennes, Scarlett Johansson, Frances McDormand, Tilda Swinton, Channing Tatum e Jonnah Hill.


 O filme segue a historia do empresário Eddie Mannix (Brolin) que trabalha na indústria de filmes de Hollywood nos anos 50 e enquanto ele cuida dos estresses habituais do meio cinemático, tem que investigar o desaparecimento de um ator que foi sequestrado durante as filmagens.

 Eu sempre tive um apreço muito grande com os filmes dos irmãos Coen. Além de serem produções sempre bem desenvolvidas, os personagens fluem tão naturalmente na história que muito raramente você vai achar que tal elemento do roteiro é forçado ou sem sentido. Sem contar que o humor que está em diversos filmes deles é extremamente bem pensando e sutil, uma das partes mais fortes de "Ave, César!".

 O humor está presente em diversas cenas dentro do filme, algumas mais óbvias e algumas menos, mas algo que notará é como as cenas entram de forma bem natural e trazem uma situação simples mas que nunca imaginávamos que seriam realmente capazes de trazer tamanho humor para o filme. Chamo a atenção aqui para uma cena envolvendo Hobie Doyle (Ehrenreich) e Laurence Laurentz (Fiennes).


 Além do humor, outra coisa ótima é que podemos ver praticamente um ode ao cinema antigo! Os irmãos Coen homenageiam o cinema de uma forma bastante divertida através de diversas cenas em que mostram o momento da produção dos filmes, edição e até mesmo a hora em que o famigerado empresário do estúdio assiste os filmes e vê o rumo que produção está tomando.

 Eu acho que um filme com essa temática é obrigatório para quem curte cinema, porque além de ter uma história bastante descontraída, aborda a indústria do cinema de uma maneira diferente.


 Mesmo apreciando blockbusters, é muito bom sair desse gênero e mergulhar naquele antigo estilo do cinema dos anos 50, onde as produções simples comandavam a linha de frente nos cinemas. A época dos famosos faroestes, dos dramas e dos musicais clássicos foi revisitada e se você gosta das produções mais antigas do cinema, com certeza vai se divertir muito com este filme.

 Quando eu falo que os personagens fluem naturalmente na trama, é porque acompanhamos o dia-a-dia de Mannix e conforme ele vai exercendo de sua profissão, vamos conhecendo personagens/atores de diversas produções diferentes que são ou não importantes para o futuro da trama.

 Você pode perceber muito do humor no filme e na sua ironia quando o filme começa a envolver os comunistas numa espécie de "clube". Aqui os irmãos Coen fazem uma clara referência/sátira às épocas da Ameaça Vermelha e da Guerra Fria, com direito a um submarino que aparece numa das cenas mais legais do filme.


 Se você é fã dos irmãos Coen como eu, recomendo MUITO esta obra. Pode não ser o melhor dos diretores, mas com certeza é um dos mais divertidos e nos mostra que eles não perderam a forma na produção dos seus filmes e espero que nunca percam.

Nenhum comentário :

Postar um comentário