23 de março de 2015

Você sabe o que é o Dogma 95?

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 Recentemente aprendi sobre esse movimento e senti vontade de compartilhar com vocês, muita gente o desconhece, mas agora vou tentar popularizar mais um pouco para alguns de vocês que são fãs do cinema como eu.

 O Dogma 95 é um movimento cinematográfico internacional que foi lançado a partir de um manifesto no dia 13 de março de 1995 em Copenhage, Dinamarca. Os autores foram nada mais nada menos que Thomas Vinterberg e Lars von Trier.


 Através de informações dadas por Vinterberg, os dois levaram somente 45 minutos para formular as dez regras do Dogma 95, que foram apresentadas uma semana depois no Odéon Théatre de L’Europe, Paris, em 20 de março de 1995. 

 Quando foram criticados a respeito dessas regras, os dois disseram que o objetivo era estabelecer um novo extremo: "Em uma indústria de elevados orçamentos, nós achamos que deve-se equilibrar a dinâmica, tanto quanto possível."

 Essas regras buscam retornar às filmagens baseada nos tradicionais valores de história, atuação e do tema, excluindo o uso de elaborados efeitos especiais/tecnologias, com o objetivo da indústria devolver o poder aos artistas em oposição aos estúdios. Logo depois os diretores dinamarqueses Kristian Levring e Søren Kragh-Jacobsen juntaram-se aos dois criadores e formaram a "Coletiva Dogma 95".

 As regras do Dogma 95 são exatamente essas e não podem ser quebradas:

1- As filmagens devem ser feitas no local. Não podem ser usados acessórios ou cenografia (se a trama requer um acessório particular, deve-se escolher um ambiente externo onde ele se encontre).

2- O som não deve jamais ser produzido separadamente da imagem ou vice-versa. (A música não poderá ser utilizada a menos que ressoe no local onde se filma a cena, como em instrumentos musicais).

3- A câmera deve ser usada na mão. São consentidos todos os movimentos - ou a imobilidade - devidos aos movimentos do corpo. (O filme não deve ser feito onde a câmera está colocada; são as tomadas que devem desenvolver-se onde o filme tem lugar).

4- O filme deve ser em cores. Não se aceita nenhuma iluminação especial. (Se há muito pouca luz, a cena deve ser cortada, ou então, pode-se colocar uma única lâmpada sobre a câmera). 

5- São proibidos truques fotográficos e filtros.

6- O filme não deve conter nenhuma ação "superficial". (Homicídios, Armas, etc. não podem ocorrer).

7- São vetados os deslocamentos temporais ou geográficos. (O filme deve ocorrer na época atual).

8- São inaceitáveis os filmes de gênero.

9- O filme final deve ser transferido para cópia em 35 mm, padrão, com formato de tela 4:3. (
Originalmente, o regulamento exigia que o filme deveria ser filmado em 35 mm, mas a regra foi abrandada para permitir a realização de produções de baixo orçamento).

10- O nome do diretor não deve figurar nos créditos.

 O primeiro filme a se adequar nessas regras e ser classificado como o primeiro que fez uso do Dogma 95 foi Festen, que simplesmente é um dos melhores filmes que eu já vi, além de ter sido aclamado pela crítica. Você vai notar a simplicidade de como o filme foi feito e como ver algo assim é realmente muito bom de se assistir. 


 Eu não tenho NADA contra blockbusters que usam bastante efeitos especiais, eu curto muito (tirando Transformers que é burro), mas é uma experiência bastante diferenciada assistir um filme em que a simplicidade domina.

 Filmes que abusam dos efeitos especiais e do 3D, como Avatar, tendem a esconder a história completamente batida e plana. Tudo muda quando você assiste um filme sem absolutamente nenhuma dessas coisas e que acaba tendo mais profundidade do que o filme já citado sonhou em ter.

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