7 de abril de 2015

As vantagens das mídias digitais

Nenhum comentário :
 Recentemente venho pensando bastante nisso, nessa forma de distribuição de jogos, cds, livros que a cada dia vai tomando um espaço maior nas nossas vidas. Mas me diga, leitor, você já aderiu ao formato digital?


 Para mim é mil vezes melhor comprar coisas que não pegam espaço, simplesmente porque eu não tenho mais nenhum espaço para colocá-las. Não querendo ser um "ostentador" mas é verdade. Quando você é um colecionador de qualquer coisa que seja, algum dia ficará lotado bugigangas no seu quarto/sala e não sabe onde colocará mais e então vem a salvação através das mídias digitais.

 Minha estante da sala é lotada de filmes/jogos de PS3 e eu vejo isso como um problema, pois não tenho mais espaço para colocar mídias físicas de uma forma organizada que eu aprove, então eu ando tirando muita vantagem da PS Store, a loja virtual da Sony. É bem mais simples comprar um game (por vezes bem mais barato que sua versão física) e manter no HD do seu console, você não precisa de nenhum Blu-ray e nem necessita de cuidado para não danificar o mesmo.

 A única desvantagem, para mim, é que após a compra você precisa baixar o jogo (que pode demorar horas), mas isso é uma coisa bem simples e nem tão ruim quando você pagou mais barato pelo jogo, por exemplo.


 O Steam vem fazendo uma trabalho bastante incrível nesse quesito. Jogos que nem encontramos mais em mídia física, antigos ou novos, tem lá em quantidades infinitas para você baixar uma cópia digital e deliciar-se jogando quando quiser.

 Isso também vale para CDs de bandas e livros. Eu compro, sem problema, CDs que eu realmente gosto, MAS aí eu tenho que ter a possibilidade de baixar ele em meu celular, por exemplo. Não adianta em nada eu ter uma mídia digital, se nem sempre terei internet para fazer "stream" das músicas.

 Um formato que acho bastante interessante é o Kindle, em que podemos baixar vários PDFs de diversos livros e ler num mesmo aparelho. Eu nunca consegui abandonar meus livros físicos, mas eu confesso que tentaria ler algum dia e acredito que você deveria tentar também, nunca se sabe.


 Apesar de eu ser favorável a alguns tipos de mídias digitais, não acho que eu me adaptaria tão facilmente na questão de filmes e HQs. Não tem nada melhor que você comprar um filme, colocar no seu aparelho e curtir um filmão, sem depender de mais nada para fazê-lo rodar e quase o mesmo vale para HQs. Eu prefiro mil vezes ler uma em mãos do que ler uma versão digital no tablet por exemplo.

 É uma questão de gosto, de fato. Mas eu acredito que o formato de jogos digitais/CDs digitais só tende a crescer ainda mais nos próximos anos. Quem sabe no futuro alguém consiga fazer uma loja mais complexa e confiável para comprarmos nosso filmes em formato digital, não? Mas aí não garanto que vai ser algo leve, imagina baixar Interestelar, um filme de quase três horas em 4K?

Nenhum comentário :

Postar um comentário