6 de junho de 2015

Minhas considerações finais sobre Community

Nenhum comentário :
 Essa temporada de Community chegou no seu final, e ao que tudo indica realmente foi a última, tivemos uma grande despedida para todos os personagens e um filme (que com certeza) virá no futuro. Mas como foi a série no passar dos anos?


 Quando comecei a assistir, eu realmente vi uma série com uma magia gigantesca, trazida por causa de Greendale, suas insanidades e principalmente pelos sete personagens principais, o grupo de estudos, o Greendale Seven: Jeff (Joel McHale), Troy (Donald Glover), Abed (Danny Pudi), Britta (Gillian Jacobs), Annie (Allison Brie), Shirley (Yvette Nicole Brown) e Pierce (Chevy Chase).

 Em suas três primeiras temporadas a série fazia muito uso de "viagens", referências, aventuras dentro da realidade e também fora dela. Temos por exemplo os episódios lindos de paintball ou mesmo as piadas/comentários meta de Abed, que tem certeza de que ele está num show de TV e quebra a quarta parede constantemente.

 Todos os personagens conseguiam colaborar como um todo para a série, cada um tinha seu papel plenamente definido nesse mundo mágico de Community e foi justamente isso que nos fez cair em amores pelos locais, piadas, situações e sem esquecer, os sete grandes personagens que a série teve oportunidade de evoluir.


 Desde a amizade de Troy e Abed, os comentários de Pierce, revoltas de Britta, manipulações de Jeff, a inocência de princesa da Disney de Annie e as crenças da Shirley marcaram essa série como algo muito especial, engraçado e emocionante.

 Quando Dan Harmon foi demitido na quarta temporada tudo decaiu um pouco porque a qualidade dos episódios começou a deixar a desejar e o humor não era o mesmo (apesar de ainda nos divertir), algumas histórias foram forçadas e tudo parecia que estava indo pra um fim mesmo. Para colaborar, Chase brigou no set fazendo com que Pierce fosse retirado, já que ele não topou ir para a próxima temporada.

 Foi aí que Harmon voltou para a quinta temporada e decidiu que ia reerguer a série, tanto que o primeiro episódio é chamado "Repilot". Ele conseguiu consertar algumas coisas que fizeram na temporada anterior e voltou com aquela velha Community, com personagens devidamente em seus lugares, em histórias que faziam sentido para eles.

 Apesar da saída de Pierce (o personagem estava meio saturado mesmo, por isso não foi uma grande perda), Troy (a maior perda pra mim) na quinta temporada e Shirley, a série ainda continuou para dar mais uma temporada para nós, a sexta.


 Agora no Yahoo, porque a NBC não quis renovar, a série tinha mais liberdade e uma duração maior de episódios. O que acabou causando uma certa diferença comparada com as outras temporadas. Com Harmon tendo a liberdade que sempre desejou, ele podia tratar mais os episódios sem muita pressa, mas infelizmente isso foi meio que um deslize, porque todo o ritmo da antiga Community se perdeu totalmente.

  Agora com apenas Jeff, Annie, Britta e Abed, a série teve de recorrer a personagens secundários e até TERCIÁRIOS para suprir a falta dos outros antigos que saíram. Foram adicionados novos como Frankie (Paget Brewster), Elroy (Keith David) o mais sem graça pra mim e um espaço maior foi dado para o Reitor (Jim Rash) e Chang (Ken Jeong). Mas mesmo com personagens novos, Harmon não foi capaz de igualar a dinâmica dos sete originais juntos.

 Mas isso foi uma pisada na bola. Essa temporada foi a mais pé no chão, não tivemos episódios surtados, as piadas/comentários rápidos feitos frequentemente pelos personagens acabaram, tudo isso porque um espaço de 13 episódios é pouco para uma série assim. Os arredores de Greendale não foram mais explorados com tanta frequência, tudo na série mudou.

Nah...

 Eu sou a favor de renovação, mas não pode se mexer em time que estava ganhando, a perda de integrantes importantes do elenco contribuiu muito pra essa desacelerada em Community. Elroy mesmo era o perdido do grupo e muitas de suas piadas eram fora de timing (não só as dele) e sem graças, Frankie conseguiu suprir o buraco que Shirley deixou, em partes, mas Elroy nunca conseguirá ocupar o que Troy ou mesmo Pierce eram para a série.

 Eu sou a favor de #sixseasonsandamovie. Community tem que descansar, não é a mesma coisa sem aquele clima das três primeiras temporadas, a série não está ruim mas também não está ótima, tanto que essa temporada não passou sequer a quinta e talvez nem a quarta pra mim. Tem que sair por cima antes que estiquem demais e acabe ficando algo horrível.

Volta, turma!

 Agora com o final da sexta temporada que me pareceu bem um final mesmo, provavelmente teremos um filme que encerre a série com chave de ouro, só podemos torcer para que os antigos personagens voltem e consigam preencher Community com aquela magia da era de ouro.

Nenhum comentário :

Postar um comentário